Problemas

Panes em ferry-boats preocupam passageiros

Na noite de segunda-feira, 25, uma embarcação da empresa Serviporto apresentou defeito e passageiros ficaram à deriva; MOB afirma que está realizando intervenções

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Problemas recorrentes em ferry-boats durante travessia de São Luís-Cujupe, ou na volta, preocupam passageiros
Problemas recorrentes em ferry-boats durante travessia de São Luís-Cujupe, ou na volta, preocupam passageiros (ferry-boat Serviporto)

São Luís - As constantes panes nos ferry-boats que fazem a travessia Ponta da Espera-Cujupe estão deixando preocupados passageiros que, frequentemente, usam esse meio de transporte aquático para se deslocarem até a Baixada Maranhense.

Na última segunda-feira, 25, circulou nas redes sociais um vídeo gravado por um vereador do município de Pinheiro, em uma embarcação que ficou à deriva devido a uma pane elétrica. “Enquanto representante do povo de Pinheiro, quero pedir ao Governo do Estado e aos nossos deputados estaduais que possam intervir nesta situação. São embarcações velhas, com sérios problemas, que colocam a vida de milhares de pessoas em risco todos os dias”, disse o vereador.

Ele informou que a embarcação estava com problemas no leme e que, por volta das 23h, a situação ainda não havia sido normalizada. Os problemas nos ferry-boats são denunciados com frequência. No ano passado, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou uma fiscalização nas embarcações que fazem a travessia de São Luís ao Porto do Cujupe.

A ação, realizada por solicitação da deputada Thaíza Hortegal, contou também com a participação dos deputados Duarte Jr. e Wellington do Curso. Acompanharam a vistoria representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), da Capitania dos Portos, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), da Vigilância Sanitária e do Procon.

Medidas
A Agência Estadual de Mobilidade e Serviços Públicos (MOB) informou que vem adotando diversas medidas a fim de garantir a adequada prestação de serviços de travessia e o cumprimento das exigências de manutenção constante das embarcações por parte das empresas.

A MOB destacou, ainda, que desde o mês de dezembro, está realizando intervenção na empresa Serviporto, proprietária do ferry-boat que apresentou problemas na viagem das 21h30, na noite de segunda-feira, 25.

O problema no leme foi observado logo na saída da embarcação e, por motivo de segurança, foi realizada mudança dos passageiros para outra embarcação, o que ocasionou atraso na viagem.

O Estado tentou contato com a Capitania dos Portos, para averiguar operações tendo como alvo os ferry-boats. No entanto, não conseguiu retorno da assessoria de imprensa até o fechamento desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.