on-line

Dança de rua para conscientizar sobre o futuro

Grupo Solidz Krump apresenta hoje às 20h, de forma on-line, o vídeo-dança "Epílogo''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O Solidz Krump surgiu em 2016
O Solidz Krump surgiu em 2016 (Grupo Solidz Krump)

São Luís - Uma previsão sobre a humanidade dos dias atuais e o que pode acontecer daqui a 30 anos, caso os seres humanos continuem agindo inconsequentemente é o fio condutor do vídeo-dança “Epílogo”, produzido durante o programa Dança Aqui, do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), pelo grupo Solidz Krump. A apresentação do trabalho será hoje, de forma virtual, às 20h nos endereços eletrônicos https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao e nstagram.com/centroculturalvalemaranhao/channel.

O Solidz Krump surgiu em 2016. Ao longo dos anos, desenvolvem eventos em São Luís, como o Solidz Street Session e Solid Lab Session. Tem como integrantes, John Brown, Janselmo Júnior, Jorge Santos, Júnior Dantas, Gilbert Silva, Patrícia Régia, Klenilson Trindade, Isaías Alves e Paulo Borges. Os dançarinos se reúnem todas as segundas-feiras para estudar e dançar na praça Benedito Leite, no Centro da capital maranhense.

Em sua segunda edição, o Dança Aqui, programa de fomento à dança de rua, promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, apresenta ainda vídeos nos dias 3 e 10 de fevereiro, empre às quartas-feiras, às 20h, por meio do CCVM Digital, no IGTV e no Canal do CCVM no YouTube.

Produzidos pelos participantes da edição do programa de 2020 e enfrentando o período da pandemia, os seis grupos selecionados produziram vídeos em diversos formatos. Do mini documentário ao vídeo experimental, os artistas contam suas histórias e suas danças, promovendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual.

O programa, coordenado e com curadoria de Calu Zabel, contemplou os grupos, Master Girls, SolidzKrump, Tri-Wow, Haja Luz, Krump UP SLZ e Plano B Crew. Os vídeos já apresentados continuam disponíveis na inernet.

Cinema

Ainda dentro da programação virtual do CCVM, nesta sexta (29), às 19h,também no canal do YouTub, será exibida mais uma produção audiovisual brasileira, como parte da programação do Ocupa CCVM Cinema. Trata-se de "O Bastão e o Rosário”, documentário dirigido por Ana Luísa Cosse que retrata o congado mineiro, representado pela Irmandade de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do bairro Alto dos Pinheiros, em Belo Horizonte (MG).

O som dos tambores, das gungas e dos patangomes anunciam a Irmandade que chega para mais uma Festa de Reinado. Em meio aos cânticos entoados pelo Capitão Paulo e aos movimentos dos dançarinos do Grupo Folclórico Aruanda, o público irá conhecer a história deste personagem real e sua lida com o Bastão e o Rosário. O filme recebeu menção honrosa no Festival Cine Baru, foi indicado a melhor figurino no Festival Cine Tamoio e foi ganhador do Prêmio Arte Salva (Secult-MG).

Ana Luísa Cosse é formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (PUC-MG) e há treze anos é integrante do Grupo Folclórico Aruanda. Dedica-se a projetos gráficos e audiovisuais focados na diversidade e na riqueza da cultura popular brasileira.

A exibição integra a quarta edição do projeto Ocupa CCVM 20/21. Entre as produções apresentadas durante o ciclo estão “Caixas Encantadas: o legado de Dona Antônia”, que será exibido dia 26 de março. A produção é de Fabíola Mota (RJ), que conta a história de Dona Antônia, caixeira da festa do Divino Espírito Santo do Maranhão, que há mais de 40 anos realiza a festa maranhense no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro. O documentário propõe experimentações com hibridismo das linguagens do vídeo e da animação; a Mostra de Cinema Moventes, que acontece em fevereiro e março, com sessões dias, 12, 19 e 26 e 05, 12 e 19, realizada pela Revista Moventes (RJ) e composta por seis sessões on-line que apresentam 18 filmes nacionais, inéditos ou pouco exibidos no circuito comercial de cinema.

Serviço

O quê

Vídeo-dança “Epílogo”

Quando

hoje, às 20h

Onde

Nos endereços eletrônicos https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao e nstagram.com/centroculturalvalemaranhao/channel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.