Artigo

SINFA-MA prepara o futuro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Neste final de semana a Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), reuniu-se para planejar sua agenda de 2021. E celebrou grande conquista: a compra da instalação onde funcionará sua sede própria, a ser inaugurada ainda este ano. Ao fazer o anúncio, o presidente Diego Sampaio dividiu o feito com os companheiros.

Também os diretores estiveram em setores da SEGEP (Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores) pesquisando o andamento de pleitos que a categoria reivindica junto à administração pública. Observando as dificuldades vividas ao longo de 2020, causadas pela pandemia, até consideraram satisfatória a tramitação. Mas solicitaram celeridade agora, para atender reivindicações de meses e anos de expectativa.

O SINFA-MA é um sindicato diferenciado: prima pelos interesses dos filiados, mas defende o fortalecimento do setor público que lhe dá sustentação funcional: a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA). Entendem seus diretores que, assim fazendo, defendem a oferta de vagas no mercado de trabalho às categorias do setor e promovem reconhecimento (que esperam receber) pela importância do serviço prestado.

Outro viés deste conceito é a atuação de um serviço que prioriza a saúde pública, com a fiscalização da circulação e da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal e da utilização racional dos defensivos agrícolas. A nomeação dos agentes via concurso público e a formação técnica contínua deles assegura, também, a aceitação da produção no mercado nacional e internacional. Bom para a economia estadual (agronegócio)!

Os sindicalistas também estão debruçados em pontos de uma campanha que mostre a importância dos serviços ao público-alvo (empresários rurais de vários setores) e à sociedade como um todo. Defendem permanente atenção à modernização dos sistemas de apoio tecnológico, à renovação da frota, à capacitação frequente dos agentes, ao atendimento dos pleitos das categorias em curto espaço de tempo e ao fortalecimento das relações com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Quando reivindicamos o fazemos na expectativa de prevenir e não de corrigir, para evitar prejuízos”, advoga a diretoria, ao lamentar que pedidos de correção de rumos levem anos para serem, pelo menos, observados e a eles serem oferecidas alternativas. Defendem que querem evitar que se chegue ao cenário caótico já instalado em algumas frentes de serviço.

Por isso, aproveitaram este início de ano para preparar o futuro da AGED-MA e do tratamento aos agentes, preparando a comemoração dos 20 anos da criação da autarquia (abril de 2022) pela Lei Estadual nº 7.734. Até lá esperam ter uma repartição dinâmica, gradualmente moderna, com instalações dignas no interior e quadros técnicos completos para uma atuação à altura do desejo e do trabalho realizado até aqui com dedicação e sem medir sacrifícios.

José Salim

Jornalista e assessor de Imprensa do SINFA-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.