Covid-19

São Luís recebe quase 15 mil doses da vacina de Oxford

Ao todo, 48.500 doses do imunizante desembarcaram na capital no último domingo, para serem distribuídas pelos 217 municípios maranhenses

Ronaldo Rocha, da editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Vacina de Oxford)

SÃO LUÍS - Profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e idosos com mais de 60 anos de idade que residem em asilos ou abrigos serão imunizados com novas doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford e que chegaram no último na capital.

Ao todo, foram destinadas ao Maranhão 48.500 doses da vacina, que chegaram em avião fretado pelo Ministério da Saúde ainda no domingo, 24.
São Luís é a cidade que ficou com o maior aporte do imunizante. Foram destinadas para a capital 14.762 unidades no novo lote.

Ou seja, 7.381 pessoas poderão receber, cada, duas doses desse novo lote da vacina Oxford na capital. A definição do público-alvo segue uma diretriz definida pelo Governo Federal. A vacinação dos profissionais de Saúde ocorre no Centro Municipal de Vacinação, instalado pela Prefeitura de São Luís no Multicenter Sebrae, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo à Assembleia Legislativa.

Chegada - No domingo, logo após a chegada do novo lote da vacina Oxford, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), divulgou dados atualizados sobre o processo de imunização na capital. Naquela ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já contabilizava 9.012 pessoas vacinadas no Centro Municipal de Vacinação, localizado no Multicenter Sebrae, que funciona das 8h às 17h.

Esse número, contudo, já foi ultrapassado, uma vez que não contabilizava as pessoas que tiveram acesso à vacina ontem. Até o fechamento desta edição, os dados ainda não haviam sido atualizados.

Hoje, profissionais de Saúde que têm entre 49 e 50 anos de idade, serão imunizados.

"Iremos em breve anunciar novos públicos para a vacinação. Seguiremos os critérios do Plano Nacional de Vacinação e de acordo com a disponibilidade de doses", disse o prefeito em seu perfil, em rede social.

Municípios - Todos os 217 municípios foram contemplados com novas doses da vacina Oxford. A cidade de Imperatriz, por exemplo, recebeu 2.591 doses. São José de Ribamar, que integra a Região Metropolitana de São Luís, teve acesso a 698 doses.
Açailândia recebeu 615 doses; Bacabal ficou com 1.079 e Barreirinhas com 283 doses. Santa Inês, Caxias e Tuntum, receberam 471, 1.960 e 267, respectivamente.

“Depois de, pelo menos, 70% de doses aplicadas da CoronaVac, a ideia é que não haja duas vacinas no mesmo local. Ninguém vai ter a opção de escolher a vacina”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Lula, ao explicar que a partir de agora começará a distribuição da vacina desenvolvida pela Oxford. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.