Imunização

Fiocruz diz que insumo para vacina de Oxford deve chegar no dia 8

Primeiro lote do insumo deveria ter chegado no dia 9 de janeiro para entrega das vacinas no início de fevereiro. A previsão agora é receber o insumo para 7,5 milhões de vacinas no início de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Fiocruz negocia compra de novas doses da vacina de Oxford com a Índia
Fiocruz negocia compra de novas doses da vacina de Oxford com a Índia (Vacina de Oxford)

RIO - A Fiocruz divulgou em nota, ontem,25, que há uma "sinalização" de que o primeiro lote de insumo para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca seja feito em 8 de fevereiro. Esse insumo, necessário para a fabricação do imunizante, é chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

De acordo com a nota, ainda não há confirmação da data para a remessa da IFA, que depende de aval das autoridades chinesas para que seja exportado.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também precisa dar o aval para utilização do produto.

Questionando qual seria o prazo para que as 7,5 milhões de doses estejam prontas, caso o IFA chegue no dia 8 de fevereiro. A Fiocruz ainda não respondeu.

No fim de dezembro do ano passado, a Fiocruz informou que a chegada do IFA da Oxford/Astrazeneca estava prevista para o dia 9 de janeiro no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, Zona Norte do Rio.

Dentro desse cronograma, a Fiocruz pretendia produzir 30 milhões de doses até o final de fevereiro. O G1 também questionou se há um novo prazo para a produção dessas 30 milhões de doses, mas ainda não obteve retorno.

Na nota divulgada nesta segunda, a Fiocruz afirma que há um esforço institucional para "minimizar o impacto sobre o cronograma de produção da Fiocruz com a não confirmação, até a presente data, da chegada do IFA".

Doses adicionais

A Fundação afirma ainda que tem negociado junto ao Instituto Serum, na Índia, a remessa de doses de vacinas prontas adicionais que sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

"A negociação segue em andamento e ainda não há um quantitativo acertado. O processo conta com o apoio do governo da Índia e da AstraZeneca, que vem colaborando em todo o esforço de antecipação das vacinas frente às dificuldades alfandegárias para exportação do IFA na China", diz o texto.

No último sábado (23), dia em que liberou 2 milhões de doses da vacina do Instituto Serum para distribuição no Brasil, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, agradeceu aos esforços diplomáticos do Reino Unido na tentativa de obter mais doses adicionais.

"(Agradeço ao) apoio a nossa iniciativa de buscar doses prontas da vacina enquanto pegamos esse caminho da produção aqui em Bio-Manguinhos".

Cronograma inicial

Em dezembro do ano passado, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, previu a produção de 30 milhões de doses até o fim de fevereiro.

"Com a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo [IFA] em janeiro, podemos contar com a liberação pela Fiocruz de aproximadamente 10 milhões de doses em um processo contínuo durante o mesmo mês, chegando a uma produção acumulada de aproximadamente 30 milhões de doses no final de fevereiro, continuamente liberadas em março, em um processo dinâmico de entregas”, disse ele no dia 30 de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.