Ato criminoso

Conselheiros tutelares querem providências para tentativas de sequestro de menores

Casos do tipo já ocorreram em Dom Pedro, São José dos Basílios, Miranda do Norte e Davinópolis; Unicectma emitiu nota de alerta

Ismael Araújo / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Unicectema lançou nota de alerta em municípios para coibir novas ações criminosas desta natureza
Unicectema lançou nota de alerta em municípios para coibir novas ações criminosas desta natureza (nota conselho tutelar)

São Luís - A direção da União de Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão (Unicectma) terá um encontro com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ainda neste mês, em São Luís, para tratar sobre ocorrências de tentativa de sequestro de crianças no interior, e está realizando um trabalho de alerta em todo o estado. De acordo com a Unicectma, somente em janeiro, houve o registro desse tipo de ação criminosa em, pelo menos, cinco municípios, como Dom Pedro, São José dos Basílios, Miranda do Norte, Coroatá e Davinópolis.

“A criança na rua fica muito vulnerável e o cuidado deve ser redobrado”, afirmou Luziano Campos, um dos representantes da Unicectma. Ele disse que, ainda em janeiro, os conselheiros devem ter uma reunião com o titular da SSP, Jefferson Portela, e outras autoridades da segurança pública, para solicitar providências para a prática criminosa que tem como vítima crianças e adolescentes.

Ele também informou que em cidades do interior, principalmente na Baixada Maranhense, já houve o registro desse tipo de empreitada criminosa. Há duas semanas, homens em um veículo preto teriam tentado sequestrar crianças em São José dos Basílios e, para atraí-las teriam oferecido brinquedos. “Eles estão utilizando o mesmo método em todas as ações criminosas. Abordam a vítima e oferecem brinquedos”, frisou Luziano Campos.

Ainda segundo ele, os conselheiros tutelares estão preocupados com as crianças e os adolescentes, e estão emitindo “Nota de Alerta” para que os pais e a sociedade fiquem atentos e evitem um possível sequestro. “Os conselheiros pedem que os pais e responsáveis por crianças e adolescentes não os deixem sair para a rua desacompanhados. Caso haja alguma irregularidade, devem comunicar imediatamente ao Conselho Tutelar e a polícia”, alertou.

A conselheira tutelar de Santa Rita, Glauciane Muniz, disse que até o momento não houve esse tipo de ocorrência naquela cidade, mas está sendo feito o trabalho de alerta aos moradores. “Ficamos sabendo dos casos nas outras cidades do interior e já alertamos a população, como forma de precaução”, explicou Glauciane Muniz.

Desaparecimento
Na semana passada, a polícia registrou duas ocorrências de tentativa de sequestro a criança na cidade de Davinópolis, Região Tocantina. Um dos casos teve como vítima uma criança de 8 anos.

Os criminosos estavam em um veículo e ofereceram brinquedos para a vítima. A polícia informou que ela não aceitou o presente e saiu correndo. Algumas pessoas presenciaram o ato criminoso.

Outro caso teve como vítimas uma criança de 11 anos e um adolescente de 14 anos. Os acusados tentaram colocar as vítimas dentro do carro e também ofereceram brinquedos. A Polícia Civil está investigando o caso, mas até a tarde de ontem não havia registro de prisões.

Sem pista
Jhonatan Alves dos Santos ainda está desaparecido. A polícia informou que o menino, de dois meses, estava deitado em uma rede na residência dos pais, na cidade de Belágua, quando desapareceu, na madrugada do dia 21 de junho de 2019.

Os pais da criança somente perceberam o desaparecimento no período da manhã e acionaram os conselheiros tutelares e a Polícia Militar. Ainda naquele dia, moradores da área, familiares e policiais realizaram buscas na cidade, visando localizar o bebê.

O caso é investigado pela equipe da Delegacia Regional de Chapadinha. Os pais da criança, os familiares e vizinhos já foram ouvidos pela polícia. O avô paterno disse que, no dia do desaparecimento, ouviu choro de criança e barulho de cavalo.

Em São Luís, o desparecimento de Ícaro Ferreira Rodrigues, na manhã do dia 4 de setembro de 2008, nunca foi elucidado. A criança tinha um mês de vida quando foi raptado do terraço de sua residência, na Vila Gorethe, área da Camboa.

Ícaro dormia no carrinho, quando foi levado, segundo a polícia, por um homem moreno, com cerca de 40 anos e cabelos grisalhos, que minutos antes esteve na casa e tentou comprar carvão. A mãe do bebê, Itanilce Rodrigues, não teve troco para os R$ 10,00 apresentados. O suspeito deixou o local em uma canoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.