cinema

Animação qualificada para o Oscar 2021 em exibição no Youtube

"Umbrella" pode ser visto gratuitamente na plataforma até o dia 31 de janeiro; filme é a primeira produção nacional do gênero a entrar na corrida pelo Oscar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
cena de "Umbrella''
cena de "Umbrella'' (umbrella)

São Paulo - Com mais de 140 mil visualizações no Youtube e apenas duas semanas no ar, o curta-metragem brasileiro de animação "Umbrella', de Helena Hilario e Mario Pece, estende o prazo de exibição no Youtube para até dia 31 de janeiro.

O filme é a primeira produção nacional do gênero a entrar na corrida pelo Oscar. Mas antes mesmo de atingir essa marca, o filme independente já tinha feito história no audiovisual do país ao ser selecionado em 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar no prêmio da Academia.

“Estamos muito felizes e gratos por todo apoio e carinho que o Umbrella está recebendo desde a estreia. É um sonho e uma realização imensa saber que milhares de pessoas estão se identificando com o filme, refletindo e passando adiante a nossa mensagem de empatia e esperança. Esse apoio é o maior reconhecimento do nosso trabalho. Seguimos na expectativa em representar o Brasil no Oscar e torcemos para que os membros da Academia assistam com carinho o nosso curta metragem.” diz Helena.

Inspirado em uma situação vivenciada pela irmã da diretora, o curta de animação nos apresenta a história de Joseph - um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações, nos faz refletir sobre a importância de observar, escutar e sempre se colocar no lugar do outro.

Helena Hilário e Mario Pece assinam o roteiro e a direção da animação, que tem produção do estúdio criativo Stratostorm. O projeto foi escrito em dezembro de 2011 e ganhou vida e carreira em 2019.

Assista

Serviço

“Umbrella”, de Helena Hilario e Mario Pece

Em cartaz: Até 31 de janeiro

Valor: gratuito

Plataforma: https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q

Umbrella
Direção: Helena Hilario, Mario Pece
Sinopse: Joseph é um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações lhe dá novas perspectivas de pensamento.

Com carreira desde 2019, o curta-metragem atingiu a marca histórica de produção nacional do gênero que participou de 19 festivais que qualificam para o Oscar, entre eles: Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival, Animayo, entre outros. O roteiro é inspirado em fatos reais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.