Atenção Primária

Saúde abre espaço a opiniões da população para qualificar serviços

Consulta pública, aberta até a próxima quarta-feira, 27, visa definir recomendações da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(AMB diz que os médicos não são responsáveis pelos altos preços dos planos)

Ministério da Saúde realiza uma consulta pública que tem como objetivo definir recomendações para a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Até a próxima quarta-feira (27/01), a população poderá opinar sobre uma série de recomendações publicadas no Portal da Saúde. Qualquer um pode ajudar a fortalecer a Atenção Primária em Saúde.

A iniciativa da pasta é considerada abrangente, pois - além de propor fundamentos para fortalecer a Promoção da Saúde no Brasil - convida a população a participar do processo de consolidação dessas recomendações, como forma de fortalecer a APS.

“Após o resultado da consulta pública, as sugestões serão avaliadas e poderão ser agregadas ao documento de recomendações para a operacionalização e implementação da Política. Essas recomendações auxiliarão equipes e profissionais da Atenção Primária, bem como os diversos setores envolvidos, a estruturarem e implementarem ações de promoção à saúde para a população, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, destaca Raphael Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde.

O documento base contém 104 indicações de melhorias, divididas em quatro categorias prioritárias: Equipe Atenção Primária à Saúde; Equipe Atenção Primária à Saúde + Gestão da Atenção Primária à Saúde; Gestão da Atenção Primária à Saúde; Comitê Gestor Intersetorial; Comitê Gestor Intersetorial + Gestão da Atenção Primária à Saúde.

Cada ação indicada no documento, sobre o qual a população pode opinar, foi elaborada por um time de especialistas de todas as partes do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). São pesquisadores, professores, gestores e trabalhadores da saúde - incluindo técnicos do Ministério da Saúde - envolvidos em pesquisas e estudos da Atenção Primária à Saúde.

Clique aqui para participar da Consulta Pública APS

Promoção da Saúde

A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio, com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.