Coluna

Vindima, a colheita das uvas na Serra Gaúcha

Conheça o Rio Grande do Sul na época da colheita das uvas para a produção do principal produto da região: o vinho

Sheila Dureles, personal travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

São Luís- Desde a metade do mês de janeiro até o mês de março na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, acontece a vindima que é a época da colheita das uvas para a produção do principal produto da região: o vinho. Os parreirais estão carregados de uvas esperando para serem colhidas.

Vindima

É uma das épocas mais festivas do ano na região. Tempo de agradecer e celebrar o resultado do trabalho árduo em um ano de vitivinicultura.

É o agradecimento do homem do campo. Colheita simbólica e pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica.

Hotéis, vinícolas e restaurantes oferecem pacotes com atrações especiais.

Atrações

Os turistas poderão visitar vinhedos, colher as uvas. Provar o meredim, que é um lanche típico italiano servido à sombra do parreiral acompanhado de muita música e festa. Andar de trator e tuc tuc e, depois, realizar a pisa das uvas que é uma prática bastante utilizada na elaboração de vinhos pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Brasil.

Dá também para participar de almoços especiais, realizar provas de vinhos premiados e hospedagem em hotéis e pousadas charmosos que lhe oferecem uma experiência diferenciada e inesquecível.

O bônus é que esta época é uma das mais bonitas na região com os parreirais carregados, tingidos de cores vivas. Realmente um celebrar!

Serviço:

Todas as companhias aéreas possuem voos diários para Porto Alegre e algumas com voos diretamente para o aeroporto de Caxias do Sul.

O melhor período para ir conhecer é entre a segunda quinzena de janeiro até o meio do mês de março, quando a colheita é mais vigorosa. Fica a dica para aproveitar no período do carnaval, afinal a maioria das atrações serão em fevereiro.

Fazer a reserva antecipada de todos os passeios e eventos é fundamental neste ano. Com a pandemia a capacidade está reduzida e algumas atrações nem irão funcionar.

Várias empresas de turismo como a Giordano possuem roteiros que duram em média umas 7h onde é possível aproveitar e aprender bastante sobre esta época singular. Prova de vinhos, almoço harmonizado, degustação de vinhos especiais.

Alguns hotéis como o Spa do Vinho e o Villa Michelon tem programação especial para o período.

Vinícolas:

Casa Perini: a Saga da Uva, colheita será feita de 13 a 20 de fevereiro. Para saber mais www.casaperini.com.br;

Casa Valduga: a colheita e atrações serão nos meses de fevereiro e março em datas especiais. Mais nformações: reservas@famigliavalduga.com.br;

Vinícola Dom Cândido será no mês de fevereiro, mais informações em www.domcandido.com.br;

Vinhos Laurentis: será a ausência mais sentida este ano. A famosa colheita tardia realizada pela vinícola para colheita das uvas a noite não acontecerá devido a pandemia. As outras atividades de degustação, colheita estarão acontecendo.Ainda dá tempo de planejar e aproveitar a festa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.