Artigo

Motor de Luz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

No início da década de 1920, a cidade de São Paulo experimentava uma transformação urbanística sem igual. Sob forte influência da colônia européia, notadamente italiana, a cidade se transformava tendo como referência as grandes cidades europeias. O viaduto do Chá e o de Santa Efigênia enchiam de orgulho os paulistas com suas impressionantes estruturas metálicas. O Teatro Municipal se assemelhava ao L''Opera de Paris e a Estação da Luz era uma cópia da antiga Gare de Charing Cross de Londres.

A Companhia City de São Paulo em parceria com a Companhia Light tiveram grande influência na transformação e modernização da cidade. Iniciava-se o processo de industrialização e, com uma população de cerca de 700 mil pessoas, a cidade era o exemplo de dinamismo e efervescência cultural do país.

O ano era 1922. Eclodiu em São Paulo uma série de manifestações artísticas e culturais. Movimento esse que veio a ser conhecido como a semana de Arte Moderna e que repercutiu em todoo Brasil.

À essa mesma época, Pinheiro era apenas um pequeno vilarejo encravado nas margens do rio Pericumã. Longe de tudo e longe de todos. Dois mundos completamente diferentes. No entanto, aqui nos campos alagados da Baixada maranhense, começava a se desenhar algo inovador. Os portugueses Albino Paiva e os irmãos Gonçalves ja haviam se estabelecido na cidade, trazendo sua contribuição como empreendedores que atravessaram o Atlântico em busca de oportunidades. Elisabetho Carvalho e Josias de Abreu fundavam o Jornal Cidade de Pinheiro e os seletos membros do Clube do Rádio (trazido de Portugal pelo Albino Paiva) repercutiam as notícias divulgadas pela BBC de Londres e Voz da América. A Loja Maçônica Renascimento foi fundada no início de 1920 por Manoel Serra Carneiro e o Cassino Pinheirense e o Teatro Guarany reuniam as famílias mais esclarecidas do lugarejo.

Nessa mesma década, a Compagnie Française d''Entreprises Financières Industrielles et Comerciales decidiu implantar na Chapada de Pinheiro sua primeira indústria de beneficiamento de babaçu.

- “Nenhuma cidade se desenvolve sem energia” dizia Albino Paiva, que àquela época havia instalado a primeira indústria de beneficiamento de arroz e algodão na cidade e ja fazia uso da luz elétrica em sua residência.

Bem sucedido e influente liderança local, ele nunca se furtou a colaborar com as instituições que poderiam desenvolver a cidade. Assim foi que em 1921 abriu sua “burra” para socorrer, com apoio financeiro, a prefeitura municipal de Pinheiro. Com a devida aprovação da Câmara dos vereadores, emprestou a importância de quarenta e cinco contos de reis para a aquisição do primeiro grupo gerador de eletricidade para a Usina elétrica de Pinheiro.

Era pleno inverno, tempo das chuvas e das águas. O povo todo espremeu-se no Cais da Organização Comercial Albino Paiva Ltda para receber, sob um foguetório jamais visto, aquele equipamento que viria iluminar toda a cidade.

Sobre os ombros dos homens mais fortes, aquele “motor de luz” que havia sido importado da Alemanha, depois de ter cruzado o Atlântico e contornado a Pedra de Itacolomy, faria sua derradeira etapa da viagem rumo à sua nova morada. O prédio da Usina. Alí permaneceu por mais de quatro décadas até a chegada da energia de Boa Esperança.

Um século depois, o prédio que abrigou a fábrica de luz acolhe atualmente a Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências de Pinheiro.

José Jorge Leite Soares

Ex-deputado estadual, membro da Academia Pinheirense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.