Estado Maior

Apenas um passo

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

A primeira semana de vacinação contra a Covid-19 no Maranhão foi marcada de esperança. A boa organização do Governo do Maranhão, e a eficiente estrutura montada pela Prefeitura de São Luís e por vários municípios para garantir a imunização da população, deram o tom nos primeiros dias de imunização.

Os números, contudo, apontam que demos apenas um pequeno passo na luta contra o vírus.
Pelos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até a noite de sexta-feira, 22, haviam sido imunizados 15,3 mil maranhenses.

Cada novo vacinado é sempre um alento a mais para toda a gente. Mas é necessário que se coloquem as coisas em perspectiva, para que a euforia não domine a razão, e passemos a menosprezar a pandemia.

Em números proporcionais, foram vacinados, até agora, pouco mais de 0,2% da população do Maranhão.

Depois de aplicadas todas as doses do primeiro lote de 164 mil - e levando-se em consideração que cada cidadão precisa de duas doses -,serão imunizados pouco mais de 1% dos maranhenses.

Repise-se: a cada nova vacina aplicada, demos um passo a mais rumo à vitória contra o vírus.

E, por isso mesmo, é necessário seguirmos cumprindo regras básicas de higiene e distanciamento. Para que cada um desses passos seja sempre mais firme que o anterior.

E, assim, venceremos…


Jerry para o governo?

Em meio à disputa entre o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (Repulicanos), pelo comando do Estado em 2022 começa a surgir um novo nome.

Lideranças ligadas ao Palácio dos Leões já falam abertamente sobre a possibilidade de o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) poder vir a ser um nome de consenso.

E apontam que a nomeação dele para a poderosa Secretaria de Estado das Cidades (Secid) seria um indicativo de que o próprio Flávio Dino (PCdoB) apoia a ideia.

Cancelado

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) do governo Flávio Dino (PCdoB) confirmou nesta sexta-feira, 22, por meio de nota, o cancelamento do Carnaval do Maranhão, nos moldes como vinha sendo realizado nos últimos anos - com circuitos no Centro Histórico de São Luís e cidades do interior.

Segundo o comunicado, a decisão foi tomada em virtude do fato de que, até agora, não há vacinação em massa no país.

Apesar disso, a Secma não trata na nota da proibição de pequenas festas privadas - mas com a ressalva de que estas sejam feitas com até 150 pessoas, como determina decreto estadual.


Cancelado?

O cancelamento do Carnaval do Maranhão não é a única baixa que a Cultura do estado pode ter em 2021.

Após confirmar que não realizará a tradicional festa de Momo, o governo Flávio Dino (PCdoB) ainda não sabe se realizará o São João do Maranhão, em junho.

Tudo dependerá do mesmo fator que levou à não realização do Carnaval: imunização contra a Covid-19. Se até junho a cobertura vacinal for satisfatória, pode ser que a festa aconteça.


Falando nisso…

O ex-vereador Honorato Fernandes (PT) pode ser anunciado como novo secretário de Cultura do estado.

Ex-candidato a vice-prefeito na chapa do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Fernandes deve comandar um dos setores mais importantes do governo Flávio Dino (PCdoB), mas chega em um dos momentos mais delicados da pasta.

Com o Carnaval cancelado, o petista chega em meio a uma crise nunca antes vivida pelos que já passaram pela secretaria.

CPI

O deputado federal Gastão Vieira (Pros) assinou requerimento para criação da CPI que investigará as causas e as responsabilidades pelo colapso do sistema de saúde de Manaus.

Em justificativa, o documento aponta que de todos os absurdos cometidos durante a pandemia, o maior de todos foi o colapso no sistema de saúde da capital amazonense, em propagação pelo interior da região Norte do país.

Na avaliação de Gastão, a Câmara dos Deputados não pode se omitir da investigação desses fatos gravíssimos.


De olho

50 mil é o número de doses da vacina de Oxford que deve chegar ao Maranhão.

Apoio

O secretário de Estado do Desporto e Lazer, Rogério Cafeteira confirmou mais uma vez o apoio do Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte ao Sampaio Basquete por mais uma temporada.

Segundo Cafeteira, o Sampaio Basquete tem apresentado bons resultados e tem sido orgulho para os maranhenses.

- Registro da conversa com Murilo Dias, presidente do Sampaio Basquete, esse projeto campeão, que sempre foi apoiado pelo governo do Maranhão e Flávio Dino. Hoje firmamos que seguiremos no apoio a essa forte equipe que traz sempre resultados de orgulho pro Maranhão -, disse Cafeteira.


E mais

A Câmara Municipal de São Luís terá um Plano de Comunicação Estratégica, que será entregue e apresentado à presidência da Casa no mês de fevereiro.

Seguem aparecendo diariamente denúncias de “fura filas” da vacinação no Maranhão; o Ministério Público já está de olho.

Após deixar a Prefeitura de São Luís e descansar alguns dias, o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) começou a se movimentar politicamente; 2022 parece ser o foco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.