Economia

Empossada a nova diretoria da Associação Maranhense de Supermercados

Entidade fundada em 28 de março de 1978 e que congrega 70 supermercados, totalizando 150 lojas, agora é presidida pelo empresário Manoel Antônio Souza Barbosa (Mercadinho Sucesso) para o biênio de 2021 a 2022

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
João Sampaio, Raimundo Coelho, Manoel Barbosa, Ilson Mateus, José Arteiro, Socorro Noronha e Antonio Íris
João Sampaio, Raimundo Coelho, Manoel Barbosa, Ilson Mateus, José Arteiro, Socorro Noronha e Antonio Íris (AMASP)

SÃO LUÍS - Com o propósito de unir a atividade supermercadista do Maranhão e realizar uma gestão focada em condensar a cadeia produtiva do setor, o empresário Manoel Antônio Souza Barbosa tomou posse na manhã de ontem como novo presidente da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp). A cerimônia de posse ocorreu na sede do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, obedecendo aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Eleito para o biênio 2021/2022, Manoel Barbosa, que também é presidente também do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Maranhão (Sincovaga), ressaltou a força do setor supermercadista local, propulsor da economia maranhense, gerando diretamente 38 mil empregos e outros milhares indiretos. “Diante da crise da pandemia, o setor supermercadista comprovou a sua importância como serviço essencial, permanecendo de portas abertas para atender a população, seguindo todos os protocolos de segurança”, assinalou o novo presidente da Amasp.

Consciente de que 2021 ainda será um ano de desafios a serem enfrentados, Manoel Barbosa enfatizou sua convicção de que as dificuldades serão superadas como muito trabalho e apoio de toda a diretoria que compõe a Amasp, além de contar com a parceria das demais entidades de classe, especialmente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Placas comemorativas

No decorrer da cerimônia de posse, houve bênçãos proferidas pelo pastor Wilian e o padre Heitor à nova diretoria e homenagens aos três últimos presidentes da Amasp, com entrega de placas comemorativas, em agradecimento aos esforços empreendidos por esses empresários em prol do associativismo, contribuindo para o alcance dos objetivos da entidade. Foram homenageados João Sampaio Magalhães (2011 a 2016), Ilson Mateus (2017 a 2018) e Antonio Íris de Oliveira (2019 a 2020).

Ilson Mateus parabenizou o novo presidente da Amasp e afirmou que acredita no Maranhão e no Brasil. “O setor supermercadista fará o máximo que puder para que a economia volte a crescer e gere oportunidade de emprego e renda para as pessoas. Só se vence a crise com muito trabalho e fé em Deus”, concluiu.

O empresário Antonio Íris, que presidiu a Amasp no período de 2019 a 2020, no seu discurso de despedida da presidência, enfatizou as conquistas do setor supermercadista em 2020, apesar das adversidades enfrentadas. “Foi uma desafiadora missão. Tivemos um ano de 2020, muito atípico, fomos confrontados por uma crise sem precedentes por conta da Covid-19. Tivemos muitos desafios, mas também muitos aprendizados. Mesmo sem os dados consolidados de 2020, já podemos dizer que o setor supermercadista acumulou alta real de 5,94% até outubro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Pelo Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a alta foi de 12,43% em relação a outubro de 2019”, comemorou o agora ex-presidente da Amasp.

Mais

Fundada em 28 de março de 1978, a Amasp é uma entidade associativa que tem como objetivo principal congregar os supermercadistas em atividade no estado do Maranhão. Nestes anos de atividade a entidade evoluiu e atualizou seus estatutos de forma a incluir outras categorias de filiados além dos supermercados. Assim teve suas portas e atividades estendidas de maneira a abrigar também os fornecedores de produtos, equipamentos e serviços que são os denominados Associados Fornecedores.

Hoje, o quadro associativo da Amasp conta com aproximadamente 70 supermercados (razão social), totalizando 150 lojas que respondem por 80% do abastecimento do estado e de mais de 90 filiados fornecedores, que justificaram inclusive a criação do Conselho de Fornecedores que colaboram, com a diretoria no planejamento das atividades anuais da entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.