Editorial

Ainda não acabou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Pois é, ainda não acabou. A vacina chegou, mas as medidas sanitárias para evitar a contaminação pela Covid-19 devem continuar por um bom tempo. Não pense que vai se livrar da máscara, que impede que você respire o ar puro diariamente, quando se vê obrigado a sair de casa.

Você ainda terá de manter consigo o inseparável frasco de álcool gel, para desinfetar as mãos e objetos que tiver de pegar, porque ainda não será nesta semana, nem nas próximas e talvez nem no mês que vem, que você receberá a primeira dose da vacina (a segunda é aplicada em 21 dias).

Se você não for profissional da saúde ou não estiver na linha de frente no combate à Covid-19, se você não for um idoso, acima de 60 anos, que vive em instituição, ou indivíduo com deficiência, também em instituições de longa permanência, e se você não for um indígena, sinto muito, você ainda não será contemplado. Estas são as prioridades da primeira fase de vacinação, por enquanto.

Na segunda fase, com data ainda sem previsão de acontecer, serão imunizados os idosos acima de 60 anos que vivem em suas residências e, na terceira fase, os beneficiados serão pessoas com as comorbidades como diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Mas nem eles sabem quando será a sua vez.

Então, se você é jovem, saudável e só quer mesmo se ver livre da máscara, do álcool gel e poder sair com os amigos, abraçar, beijar muito e se divertir nas baladas, saiba que ainda vai demorar. As restrições ainda são necessárias, sobretudo para que o estado não sofra uma segunda onda devastadora, como tem acontecido no estado do Amazonas, com excesso de doentes e mortos, falta de leitos, inclusive de oxigênio.

Tenha paciência. Entenda que é para o seu bem. Ainda não acabou, mas agora está bem mais perto do fim do que antes. De mais longe você já veio. Não consegue enxergar a luz no fim do túnel? Ela já brilha, basta apenas ter paciência. Você não veio nadando até aqui, de máscara no rosto e álcool gel na mão, para morrer de Covid-19 na praia, não é mesmo? Então seja compreensivo, a sua vez vai chegar. Você também vai ganhar uma furada no braço e um sorriso de satisfação. Aí, vai se sentir leve e saber que seu momento chegou. Mas, por hora, ainda não acabou. Seja consciente e mantenha os protocolos!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.