Apem

Exposição para valorizar a história do Maranhão

Arquivo Público do Maranhão celebra 47 anos de fundação com exposição física e on-line que abre hoje, às 9h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Fachada do prédio que abriga o Arquivo Público do Maranhão
Fachada do prédio que abriga o Arquivo Público do Maranhão (Arquivo Público)

São Luís - Neste mês de janeiro, o Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem) comemora 47 anos de criação e de serviços dedicados ao resgate da memória maranhense. Para celebrar a data, o órgão abre, hoje, às 9h, a exposição “O Arquivo Público do Estado do Maranhão através dos tempos”. A mostra física foi montada em sua sede, na Rua de Nazaré, 218 , Centro Histórico de São Luís, e a virtual no site casas.cultura.ma.gov.br/apem e tem como objetivo facilitar o acesso às informações contidas na exposição física.

A mostra, que reúne leis e decretos, banners, fotografias, recorte de jornais, certificações, entre outros itens, dá ao público uma ideia da importância do órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e que vem, ao longo dos anos, cuidando da organização, conservação e preservação desta documentação. O acervo do Apem se constitui em um patrimônio histórico e cultural do estado e cabe ao órgão mantê-los em condições de uso com qualidade para historiadores, pesquisadores, estudantes e para a comunidade em geral.

Arquivo

Instalado na Rua de Nazaré, 218, desde 1978, o Arquivo Público do Estado do Maranhão foi criado em janeiro de 1974 e funciona em um prédio de arquitetura colonial do século XVIII, de cinco pavimentos.O Apem é responsável pela guarda e preservação de documentos históricos do Estado e de outras entidades de caráter público ou privados. O órgão funciona também como centro de pesquisa e divulgação da memória maranhense.

O acervo do Arquivo Público é constituído de documentos manuscritos, impressos, correspondentes aos períodos colonial, imperial e republicano.O órgão conta ainda com uma biblioteca de apoio, com cerca de quatro mil títulos e periódicos, onde se destacam a Coleção de Leis; Decretos e Resoluções do Brasil e do Maranhão (desde o império até a república); Enciclopédias dos Municípios Brasileiros; coleção de jornais locais dos séculos XIX e XX.

Faz parte de seu acervo a coleção de partituras musicais do Padre João Mohana, que recentemente foi digitalizada e está on-line para pesquisa, além de uma coleção de discos de vinil dos anos 1940, doados por emissoras de rádios maranhenses.

O Arquivo Público do Estado do Maranhão conta ainda, com o Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis, que visa conservar e restaurar documentos e o Laboratório de Digitalização para informatização do acervo e sua conservação.

O Apem está aberto a visitantes e pesquisadores de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. A entrada é franca. l

Serviço
O quê Exposição “O Arquivo Público do Estado do Maranhão através dos tempos”

Quando Hoje, às 9h

Onde Hall do Arquivo Público do Estado do Maranhão – Rua de Nazaré, nº 218 – Centro Histórico de São Luís (exposição física); e apem.cultura.ma.gov.br (exposição virtual)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.