Mudança

DEM deve "perder" dois secretários no governo Flávio Dino

Rogério Cafeteira (Esportes) e Felipe Camarão (Educação) devem se desfiliar do Democratas; caminho partidário deve ser PSB ou Republicanos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Rogério Cafeteira e Felipe Camarão deverão deixar o DEM, que é um dos aliados de frente de Weverton Rocha
Rogério Cafeteira e Felipe Camarão deverão deixar o DEM, que é um dos aliados de frente de Weverton Rocha (Rogério Cafeteira)

A reforma administrativa que tem sido implementada por Flávio Dino (PCdoB) na estrutura do Governo do Maranhão deve ter reflexos, também, políticos nas próximas semanas.

Antes da virada do ano, e antes de sair de férias em janeiro, o comunista já havia anunciado algumas mudanças na estrutura de gestão - como a nomeação dos deputados federais Márcio Jerry e Rubens Júnior, ambos do PCdoB, como secretários de Cidades e de Articulação Política, respectivamente -, e deve confirmar ainda outras mudanças.

As alterações administrativas, no entanto, devem também fomentar modificações na composição política do grupo.

Segundo apurou O Estado, pelo menos dois aliados do governador preparam-se para deixar a base do senador Weverton Rocha (PDT) nas próximas semanas.

Os secretários de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, e da Educação, Felipe Camarão, atualmente filiados ao DEM - partido que dá sustentação ao senador pedetista - mas devem se desfiliar. Os destinos mais prováveis dos dois são o Republicanos, ou o PSB.

Espaço

O movimento tem relação com 2022. Os mais próximos do governador Flávio Dino sabem que a preferência dele na sua sucessão é por uma candidatura do atual vice-governador, Carlos Brandão (Republicanos).

Companheiro de chapa de Dino em duas eleições, o republicano deve assumir o comando do Estado ainda no primeiro semestre, quando o governador pretende deixar o posto para candidatar-se a deputado, a senador ou a presidente da República.

Na cadeira de chefe do Executivo, Brandão tentará conduzir sua reeleição, com aval do comunista - e num possível embate direto contra o senador Weverton Rocha.

Neste cenário, lideranças políticas com algum objetivo eleitoral - e mais alinhadas ao governador - tendem a estar mais próximos do atual vice-governador, numa busca natural por espaços mais privilegiados em 2022.

E evidenciando uma disputa interna que esteve velada até as eleições municipais - quando ganhou contornos mais nítidos - e que ficou escancarada após a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com Brandão e Weverton em lados diametralmente opostos da arena política.

Reforma administrativa será concluída nos próximos dias

A reforma administrativa iniciada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) deve ter novos capítulos ainda antes do fim deste mês.

No dia 11 de janeiro, ao confirmar a solenidade virtual de posse dos novos secretários de Cidades, Márcio Jerry, de Articulação Política, Rubens Júnior, e de Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, o comunista revelou que haveria mais trocas ainda em janeiro. “Até o dia 30 de janeiro teremos novas mudanças”, disse, na ocasião.

Uma delas deve ser anunciada logo: o desmembramento da Secretaria de Comunicação da de Articulação Política, e a nomeação do jornalista Ricardo Capelli para a primeira.

Além disso, O Estado apurou com membros do governo que há possibilidade de mudanças, ainda, na Cultura, no Desenvolvimento Social e na Agência de Mobilidade Urbana.

Logo após a eleição, falou-se muito na possibilidade de nomeação do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) para um posto no governo. O assunto esfriou, mas o parlamentar ainda pode deixar o Legislativo para voltar ao Executivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.