Estimativa

Aplicação de primeiras doses deve encerrar em cerca de 8 dias em SL

Levando em consideração a atual quantidade de doses disponíveis e estimativa de imunização de 200 pessoas por hora, aproximadamente 1.800 pessoas devem receber o imunizante por dia

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Profissionais de saúde precisam apresentar documentação comprobatória na Central de Vacinação, para finalmente se imunizarem
Profissionais de saúde precisam apresentar documentação comprobatória na Central de Vacinação, para finalmente se imunizarem

São Luís – A vacinação em São Luís que se iniciou nesta terça-feira, 19, já se encaminha para o terceiro dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), somente no primeiro dia de imunização, foram aplicadas 317 doses do imunizante CoronaVac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, o que em porcentagem significa 2,4% do total de 13 mil doses, que estão reservadas para esta etapa da imunização na capital.

Até o momento, São Luís possui, apenas as 26.572 doses recebidas na segunda-feira, 18, que garantem a primeira e segunda dose – que deve ser tomada 21 dias depois da primeira –, de 13 mil pessoas. Diante disso, O Estado estima que em até 8 dias, as primeiras aplicações devam ser encerradas, na Central Municipal de Vacinação, localizada no Multicenter Sebrae.

Para realizar o cálculo, foi levado em consideração a estimativa da Semus, que anunciou uma média de 200 pessoas imunizadas por hora na Central, e por dia, cerca de 1.800. O local conta com 22 profissionais da saúde, divididos em dois turnos, atendendo das 8h às 17h.

Na terça e quarta-feira (dias 19 e 20), profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19, receberam a primeira dose. Desde ontem (20), idosos em Instituições de Longa Permanência (IPLs), começaram a receber a vacina, com aplicação nas instituições.

A Prefeitura foi questionada se algum profissional da saúde que recebeu a vacina apresentou reações adversas e, em nota, respondeu que, nenhum relato de complicação chegou ao conhecimento da Semus. “A Semus reforça a inclusão no Centro de Vacinação de um espaço amplo pós-vacina para repouso dos vacinados. Além disso, uma ambulância do Samu, com profissionais, permanece de plantão durante todo o funcionamento da Central”, complementou a nota.

Profissional de saúde é imunizada na central de vacinação
Profissional de saúde é imunizada na central de vacinação

Apoio do Coren-MA
O Estado
conversou com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), o enfermeiro José Carlos Júnior, para saber qual o posicionamento do órgão sobre o início da campanha de vacinação. Ele afirmou que a instituição tem feito o acompanhamento com a Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde para saber como está o atendimento e o quantitativo diário de profissionais vacinados.

O presidente também foi questionado sobre a escolha do município em vacinar apenas os profissionais de linha de frente neste momento. E, segundo José Carlos Júnior, a vacinação de todos os profissionais seria mais adequada. “Porém, entendemos que a limitação ocorre pela quantidade de vacina e também pelos grupos prioritários. José Carlos também frisou o sentimento de satisfação em ter visto a primeira maranhense a ser vacinada. “Ficamos satisfeitos que a vacinação tenha se iniciado no dia 18 de janeiro, visto que a previsão seria para o dia 20. Foi positivo e demonstra a capacidade de resolutividade da SES/MA”, disse.

Inserção de outras categorias na prioridade de vacinação
Na segunda-feira, 18, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (Sindjor-SLZ), divulgou nota informando que enviou cartas ao governador Flávio Dino e ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, solicitando que os profissionais da imprensa (jornalistas e radialistas), também tenham prioridades para serem vacinados contra a Covid-19.

“Conforme o jornalista Douglas Cunha, presidente do Sindjor-SLZ, muito similarmente a outras profissões que estão na linha de frente de combate à pandemia, como os profissionais de saúde e outros trabalhadores, os jornalistas e radialistas são obrigados a se colocar em risco, garantindo a todo cidadão e cidadã, o acesso à informação correta e de fontes credíveis, contribuindo no combate à circulação de ‘fake news’ e, consequentemente, ajudando a salvar vidas”, diz trecho da nota.

O presidente do Coren-MA, quando questionado sobre o assunto, ressaltou que o órgão apoia o atual plano de vacinação. “Em relação à inclusão de novas categorias no plano, se ocorrer com base num estudo de necessidades, também tem nosso apoio. Porém deve ser levada em consideração a quantidade de doses de vacina disponibilizadas”, ressaltou o enfermeiro, José Carlos Júnior.

O Estado entrou em contato com o Ministério da Saúde, para saber sobre a possibilidade da inserção de outras categorias no plano de imunização, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

SAIBA MAIS

[e-s001]Volta do sistema de testagem rápida Drive-Thru

Nesta quarta-feira, 20, o sistema de testagem rápida para Covid-19, em formato de drive-thru, voltou a ser disponibilizado, desta vez, no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, das 8h às 16h. O serviço é exclusivo para idosos e gestantes, e tem o intuito de intensificar o combate ao novo coronavírus. Para fazer uso do serviço, é necessário apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante ou exame.

NÚMEROS

26.572 doses de vacina contra a Covid-19 para São Luís
13 mil pessoas são o público-alvo nesta primeira fase de imunização
8 dias é a estimativa de conclusão das primeiras doses

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.