Estado Maior

Vacinas distribuídas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O Maranhão tem 160 municípios que já estão com doses da vacina contra a Covid-19. Os prefeitos dessas cidades já podem iniciar a imunização das prioridades previstas nos planos nacional e estadual de vacinação. Profissionais de saúde, parte dos idosos e ainda indígenas e comunidades quilombolas fazem parte das prioridades.

São cerca de 164 mil doses que imunizarão cerca de 78 mil pessoas. Devido a pouco oferta da vacina nesta fase, alguns municípios como Nova Colinas e Nova Iorque receberam doses para vacinar 31 pessoas ou Sucupira do Riachão, que recebeu apenas 60 doses para vacinar 30 pessoas.

A distribuição foi proporcional e de acordo com o previsto pelo Ministério da Saúde. E por isso, cidades como Arame e Grajaú receberam milhares de doses.

A primeira recebeu mais de 5,2 mil doses e a segunda, mais de 7 mil. O que diferencia os dois locais é a quantidade de indígenas. A maioria das doses é
para este público.

A capital São Luís foi que a que mais recebeu doses da vacina. No total, deverão ser imunizadas cerca de 18 mil pessoas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, cuja logística montada demonstrou uma organização que permitiu a distribuição da vacina de forma célere e com eficiência para todo o estado.

Centro de vacinação
Em São Luís, por ter a maior parte das doses, foi criado um centro de imunização montado no MultiCenter Sebrae, no Cohafuma.

No local, foi colocada uma área de triagem para garantir que as pessoas aptas e do público-alvo sejam vacinadas de acordo com os grupos.

Somente idosos a partir de 60 anos que moram em asilos é que receberão a dose do imunizante no local onde residem.

Elogio
Em meio a críticas de outros governadores ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), por início antecipado da vacinação, Flávio Dino (PCdoB) fez diferente.

O governador do Maranhão elogiou a ação do tucano que garantiu as primeiras doses da CoronaVac no Brasil.

“Doria tem o mérito, pelo menos, de quebrar a inércia derivada do negacionismo do Bolsonaro”, disse Dino ao jornal O Globo.

Reforma
Devido à questão do início da vacinação, ficou de lado a discussão sobre a reforma administrativa do governo estadual.

Para os próximos dias já está sendo aguardada a confirmação do novo nome para a pasta de Comunicação, que será desmembrada da Articulação Política.

O nome que já tem o martelo batido é de Ricardo Capelli, que comanda hoje a Secretaria de Representação Política em Brasília.

Gestão tímida
Capelli tem feito uma gestão tímida e quase apagada na pasta.

Além disto, ele é visto com certa resistência por membros do governo e até do PCdoB.

De qualquer foram, o nome dele é uma opção pessoal do governador Flávio Dino.

Além da Comunicação, outras mudanças estão sendo aguardadas na esfera estadual. Tem o espaço para o PT, a questão da MOB - que era dos petistas - e ainda o retorno do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) para o governo.

Agenda
O deputado federal e candidato a presidente da Câmara, Baleia Rossi (MDB), terá agenda na sexta-feira, 22, com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Ela vai reunir aliados na Câmara para uma conversa com Rossi, que já tem 11 partidos a seu favor na disputa com o candidato bolsonarista.

O emedebista também deverá ir ao Palácio dos Leões para encontro com o governador Flávio Dino.

DE OLHO

156.446 doses DA VACINA ESTÃO SENDO distribuídas aos 217 municípios maranhenses pela Secretaria Estadual de Saúde. O restante fica na reserva.

Aproveitando
Prefeitos de quase todo o Maranhão aproveitaram a chegada das vacinas para mostrar serviço à população.

Boa parte dos gestores acompanharam o início da vacinação e, claro, esperam levar dividendos políticos.

Teve prefeito que veio de avião a São Luís para buscar pessoalmente as doses de vacinas reservadas para sua cidade.

E MAIS

• Amanhã, às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza a primeira sessão do ano.

• Devido à pandemia, os membros, advogados e procuradoria eleitoral permanecem se reunindo para os julgamentos por videoconferência.

• Com a saída do advogado Bruno Duailibe da Corte e pela vacância de outra vaga de jurista, os advogados Luis Fernando Xavier e Gilson Ramalho - que são
membros substitutos - assumiram a interinidade dos cargos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.