Educação no trânsito

Projeto "Detran vai à escola" apresenta espetáculo educativo para alunos do ensino fundamental

O objetivo do projeto é orientar estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O objetivo do projeto é orientar estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro
O objetivo do projeto é orientar estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro (Detran)

São Luís — A equipe Transitarte, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), apresentou na terça-feira (19), o espetáculo “Os Sabitrânsito”, na Escola Portal do Saber, no bairro Cohajap, para alunos do ensino fundamental. A performance educativa tem como principal objetivo orientar estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro.

A ação faz parte do Projeto “Detran vai à Escola”, e contou, também, com a participação dos mascotes, Zé Plaquinha e Maria Sinaleira, que de forma lúdica, apresentaram para os alunos, os cuidados que os pedestres, passageiros ou condutores devem ter no trânsito.

Para Karen Barbosa, de 07 anos, aluna do 2º ano fundamental, as lições sobre os equipamentos de segurança foram muito interessantes. “Sempre falo com o meu pai que ele não pode usar o celular no trânsito e que devemos colocar o cinto de segurança”, disse.

Segundo a Coordenadora do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental, Cindy Mendes, o tema trânsito é um assunto necessário para discussão nas escolas. “As crianças contribuem nas atitudes comportamentais dos pais, principalmente, por meio do diálogo. Nossa intenção é orientar os alunos, para que se tornem passageiros, pedestres e condutores conscientes dos seus direitos e deveres na malha viária”, declarou.

O Educador do Detran-MA, Júlio Fernandez, ressaltou a importância da educação no trânsito nas escolas. “Trabalhar a temática, de forma lúdica, é essencial para que as crianças aprendam sobre o respeito às leis de trânsito. Eles serão os multiplicadores destas informações e futuros promotores da paz na malha viária”, afirmou.

O espetáculo “Os Sabitrânsito – Os animais mais inteligentes do trânsito” foi inspirado no musical “Os Saltimbancos”, e é uma performance criada pelo Transitarte, o grupo de artes cênicas do Detran-MA, composto por uma equipe de servidores.

O enredo conta a estória de quatros animais, que se consideram os mais inteligentes do universo, mas, que descobrem que, ainda, não entendem as regras de trânsito. Para aprender sobre o assunto, os personagens recorrem à ajuda das crianças e, de forma lúdica, falam sobre os cuidados que se deve ter no trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.