COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
UM FOCO de luz no charme e na beleza da top maranhense Bianca Klamt, ora circulando no Rio de Janeiro para rever amigos e lugares de sua especial predileção, depois de uma rápida visita a São Luís para curtir os pais Cintia e Fernando Motta
UM FOCO de luz no charme e na beleza da top maranhense Bianca Klamt, ora circulando no Rio de Janeiro para rever amigos e lugares de sua especial predileção, depois de uma rápida visita a São Luís para curtir os pais Cintia e Fernando Motta

É bom saber
Procurei ouvir alguns médicos confiáveis como é que age a vacina Corona Vac.Segundo eles, uma vez injetada na corrente sanguínea, o vírus é detectado pelo sistema imunológico, que desenvolve formas de combatê-lo para que, quando estiver em contato com um vírus ativo do mesmo tipo, saiba como responder.

A tecnologia de vírus inativado é uma das mais tradicionais no desenvolvimento de vacinas e, segundo esses especialistas, é bastante segura. É utilizada há décadas e, por isso, os efeitos são mais previsíveis.

Durante os testes clínicos da CoronaVac, não foram relatados efeitos colaterais graves. As reações mais comuns foram dor, edema e/ou inchaço no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga. Ou seja: podem tomar a vacina sem medo.

Religiões unidas
Comemora-se o Dia Mundial da Religião nesta quinta-feira, 21, quando adeptos das mais diversas crenças, e mesmo os agnósticos, reservam um tempo para refletir sobre a importância do convívio pleno e amoroso.

Não basta apenas tolerar a religião do outro, pois somente na alteridade é possível construir o perfil identitário, ao entendermos distinções entre as formas de pensar, sentir e perceber as divindades favoritas das pessoas com as quais compartilhamos a fé.

Esta construção se faz na admiração pelos ritos da criação pelo homem de deuses e deusas, a depender das manifestações culturais de onde emanam as formações religiosas, alcançando a dimensão plena de todas elas pela prática do amor.

Ameaça
A pressão sobre as variáveis determinantes do consumo, emprego, renda e crédito, aliada à chegada da segunda onda de contaminação por covid-19 e possíveis restrições da atividade econômica, ameaçam o desempenho do comércio.

O alerta tem como aditivo a inflação oficial de 4,3% no geral, com o grupo de alimentos e bebidas fechando em 14%, ocasionando um maior impacto no orçamento das famílias.

Para aumentar o desafio de enfrentamento dos próximos meses, diante de um risco maior de inadimplência, os bancos podem voltar a tornar o crédito mais seletivo, mantendo suas taxas de lucro.

Redações
Recomendamos um livro muito legal para quem está encarando o Enem ou vai encarar vestibulares. Trata-se de “Acima de 900 - Redações Enem”, de Mariana Freitas Gutfreind (editora Bestiário).

Ótima ideia da Mariana: juntou as redações bem-sucedidas que vem fazendo na preparação para os exames num livro que é uma simpatia como depoimento de uma jovem de nosso tempo, e um bom exercício para colegas de geração.

Saiba como é a vacina
É importante saber: a vacina CoronaVac utiliza uma versão inativada do Sars-CoV-2, vírus que provoca a Covid-19. A cepa CZ02 foi cultivada em células Vero (um tipo de célula de rim de macaco). Para produzir a vacina, o vírus foi inativado, ou seja, foi exposto ao calor ou a substâncias químicas para que perdesse o poder de infectar. “Morto”, ele não se replica e não gera doença. Depois desse processo, foi acrescentado o hidróxido de alumínio, que é uma substância
já conhecida como adjuvante para que a vacina gere anticorpos em quem as recebe.

TRIVIAL VARIADO
Se a abstenção no primeiro dia Enem foi recorde, como se explica que tenha havido superlotação e que parte dos estudantes tenha sido obrigada a voltar para casa sem fazer a prova no domingo? No mínimo, os organizadores erraram feio nos cálculos e foram imprevidentes. Surpresa zero.

A Caixa Econômica Federal passa a ser a nova gestora do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres,
ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (DPVAT)

Correção: a cadeira que José Jorge Leite Soares e Daniel Blume estão disputando na Academia Maranhense de Letras é a que era ocupada pelo desembargador e pesquisador Mílson Coutinho.

Logo mais, às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza a primeira sessão do ano. Devido à pandemia, os membros, advogados e procuradoria
eleitoral permanecem se reunindo para os julgamentos por videoconferência, que sempre são transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-MA no Youtube.

DE RELANCE

Vacina e esperança
A despeito dos tropeços na distribuição e da escassez de doses neste primeiro momento, o dia 18 de janeiro entra para a história do Maranhão como aquele em que começou a vacinação contra o coronavírus. A vacina dá aos brasileiros a esperança de retomada de uma vida normal. No começo, será preciso ter paciência e manter os cuidados, porque o número de doses disponíveis é insuficiente até para imunizar todos os profissionais de saúde. Quando as linhas de produção do Butantan e da Fiocruz estiverem operando a pleno, será possível vacinar até um milhão de pessoas/dia.

Vacina e esperança... 2
Para não vender a ilusão de que isso ocorrerá imediatamente é preciso deixar claro que há um longo caminho a ser percorrido. A autorização de uso
emergencial dado pela Anvisa é o primeiro passo para o registro definitivo, mas a maior preocupação é com o fornecimento da matéria-prima, que vem da China tanto para o Butantan produzir a CoronaVac quanto para a Fiocruz fabricar a Oxford/AstraZeneca. Nas próximas horas o Brasil deve resolver o impasse da importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, comprada na Índia.

Vacina e esperança... 3
A chegada ao Estado da vacina contra a Covid-19 traz sinais de otimismo para a economia. Trata-se do início de uma travessia com condições de elevar expectativas de empresários e trabalhadores. Mas, para o movimento também gerar efeitos na prática, será preciso superar desafios logísticos relacionados à corrida por imunizantes. Ou seja, a clareza a respeito do cronograma de vacinação é peça fundamental para levar mais previsibilidade a empresas e famílias. Ainda incerta, a velocidade de imunização é um dos fatores que vão ditar o humor dos negócios daqui para frente.

Vacina e esperança... 4
A vacina deve provocar efeitos mais robustos na economia ao longo do segundo semestre. Em outras palavras, a expectativa é de que a imunização avance com o passar dos meses, reduzindo restrições à atividade econômica. Vai demorar um pouquinho, mas a situação vai melhorar – acreditem. Durante a pandemia, setores que dependem da circulação de consumidores sofreram mais. É o caso de serviços de turismo, eventos e gastronomia. Portanto, frear a pandemia é essencial para que esses segmentos consigam reagir.

Vacina e esperança... 5
A economia sabe que a vacinação demorará e que a pandemia não se vence da noite para o dia. Mas a confiança – e, agora, a esperança – movimenta essa
engrenagem que faz o varejo encomendar da distribuidora, que aciona a indústria, que compra insumos e contrata serviços. E todos abrem empregos,
mesmo que timidamente no início, gerando renda para ser gasta no comércio, formando o ciclo saudável. Muitas famílias e empresas se endividaram e estão no vermelho. Mas outras tantas estão “encarteiradas”, ou seja, guardaram o dinheiro com medo do que estava por vir. Conforme o cenário melhora, gastos são retomados e projetos saem da gaveta.

Viagens impulsivas
Em meio às restrições impostas pela pandemia, aumentou a chamada “taxa de impulsividade” no turismo nacional e internacional. Em 2020, segundo relatório
divulgado pela Hoteis.com, a taxa de reservas realizadas para o mesmo dia aumentou 10%, na comparação com o ano anterior. Isso significa que, impossibilitadas de fazerem viagens planejadas, mais pessoas optaram por deslocamentos que puderam ser resolvidos “de última hora”. O mesmo levantamento indicou que 92% dos entrevistados brasileiros pretendem ser mais espontâneos em 2021 no que diz respeito a deslocamentos para passar dias fugindo
de suas rotinas. Globalmente, esse índice é de 87%.

Chave da campanha
A mudança do ano marcou também uma virada de chave no projeto presidencial de Luciano Huck. Embora ninguém confirme oficialmente que ele será candidato, os sinais confirmam, cada vez mais, a intenção de concorrer no ano que vem. O mais recente movimento foi o apoio explícito, postado nas redes sociais, ao panelaço contra o presidente Bolsonaro, realizado sexta-feira passada. A postura mais ativa em assuntos políticos também se refletiu na mobilização, com a participação de Huck, para o envio de oxigênio para Manaus, tema sobre o qual ele também se manifestou com contundência.

Chave da campanha… 2
Até dezembro, Luciano Huck vinha adotando uma postura mais genérica e focada no debate sobre grandes temas, como ecologia, inclusão e impacto da tecnologia no futuro da humanidade. Agora, pelo que se vê nos primeiros dias de janeiro, a estratégia recomenda marcar posição contra Bolsonaro, bem como incursionar por questões mais concretas e que toquem a vida dos brasileiros.

Para escrever na pedra:
“Um país não tem amigos, tem interesses”. De Charles De Gaulle, com boa dose de ironia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.