Violência em alta

Janeiro já registra 23 assassinatos na Grande Ilha

95% das mortes causadas por arma de fogo e, conforme a polícia, participação de faccionados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Chacina na Andiroba
Chacina na Andiroba (chacina Andiroba)

São Luís - Em 18 dias do novo ano, 23 pessoas já foram mortas na Grande Ilha, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um total de 95% desses casos foi provocado por arma de fogo, a maioria ocorreu na capital maranhense e, segundo a polícia, com participação de faccionados. A maior parte das vítimas tinha idade de 16 a 34 anos.

A equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) ainda não tinha conseguido prender os faccionados suspeitos de terem promovido uma chacina, ocorrida no último dia 15, no Residencial Nova Vida, área do Andiroba. As vítimas foram Franklim Oliveira do Nascimento, de 21 anos; e os irmãos, Denis D’victor, de 19 anos; e Denilson Gomes Silva, de 20 anos.

A polícia informou que seis faccionados armados invadiram a serralheria, na Avenida São Jerônimo, Residencial Nova Vida, onde as vítimas trabalhavam, e realizaram a empreitada criminosa. As vítimas foram baleadas na cabeça e nas costas. Os suspeitos tomaram rumo ignorado. Peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e os policiais da SHPP estiveram no local do crime.

Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, e o resultado do exame pericial vai ser encaminhado ainda nesta semana para a Polícia Civil. Guarnições da Polícia Militar realizaram incursões na localidade, após o ato criminoso, mas não conseguiram prender os faccionados. A polícia não informou a motivação do crime.

A equipe da SHPP também está investigando o assassinato de Iury Talison Alves, de 23 anos, executado em via pública, no bairro Liberdade, na madrugada de segunda-feira, 18. Outra pessoa também foi baleada no braço e levada pelos socorristas do Samu para o Hospital Socorrão I, no Centro, onde passou por tratamento cirúrgico, mas não corre risco de morte. Há informações de que o crime foi cometido por integrantes de facção criminosa.

Mortes de mulheres
Entre os assassinatos ocorridos durante este mês, quatro vítimas foram do sexo feminino. A polícia caracterizou um dos casos como feminicídio e a vítima foi identificada como Deusa Maria dos Santos Silva, de 32 anos. O crime ocorreu no dia 8, na Vila Talita, município de Raposa.

A vítima foi encontrada morta, em uma residência abandonada, por pessoas que acionaram a polícia. O rosto estava deformado e havia sinais de violência em várias partes do corpo, como braços e pernas.

A polícia informou que existe a possibilidade de ela ter sido morta a pauladas e pedradas. Ela era usuária de drogas, natural da cidade de Rosário, e estava residindo no município de Raposa há menos de seis meses.

Também foi morta Vanusa Sousa Gomes, de 21 anos, no dia 4 deste mês, no Residencial Valiam, área do São Raimundo. De acordo com a polícia, pessoas encontraram o corpo da vítima em um terreno baldio, na Rua Marly Abdalla, e acionaram a polícia.

A vítima estava trajando short jeans e blusa vermelha. Os peritos do Icrim constataram um sangramento na cabeça, provavelmente provocado por arma de fogo. A polícia já ouviu algumas testemunhas na sede da SHPP, na Beira-Mar.

Há informações que a vítima teria saindo durante a noite de segunda-feira, 4, em companhia de amigos para ingerir bebida alcoólica e se envolveu em uma briga, na área do São Raimundo. No dia 1º deste mês, a polícia registrou a morte de outra mulher, no bairro Cidade Olímpica. O corpo foi removido para o IML. No dia 14, Sandes de Souza Brito, de 53 anos, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), na Cidade Olímpica.

SAIBA MAIS

Cronologia das mortes no decorrer dos primeiros 18 dias deste ano na Ilha

Dia 1: uma mulher, de aproximadamente 25 anos, na Cidade Olímpica
Dia 2: Matheus Santana Barbosa Santos, de 21 anos, no Cohaserma; Danilo Godois Brito, de 24 anos, na Vila Canudos
Dia 4: Vanuza Sousa Gomes, de 21 anos, na Vila Valian
Dia 7: André Felipe da Silva Pereira, de 19 anos, na Santa Clara; adolescente, de 16 anos, na Vila Janaína
Dia 8: Deusa Maria dos Santos da Silva, de 32 anos, na Vila Talita
Dia 9: Gilson Sousa Pinto, de 39 anos, na Vila dos Frades; Ícaro Guilherme de Sousa Lima, de 20 anos, na Cidade operária
Dia 10: Hugo Gomes da Silva, de 37 anos, no Jardim São Cristóvão
Dia 11: Lucas Costa de Jesus, de 22 anos, no Conjunto São Raimundo; Josimar de Jesus Mendes, de 34 anos, no Bairro de Fátima; um adolescente, de 17 anos, na Vila Poeirão/Bequimão
Dia 12: Israel dos Santos Pereira, de 28 anos, na Vila Santa Teresinha
Dia 13: Railson Vieira Teixeira, de 22 anos; João Carlos de Sousa Moreira, de 23 anos, na Cidade Olímpica
Dia 14: Sandes de Souza Brito, de 53 anos, na Cidade Olímpica
Dia 15: Denis D'victor Gomes Silva, de 19 anos; Denilson Gomes Silva, de 20 anos; e Franklin Oliveira do Nascimento, de 21 anos, no Residencial Nova Vida, área do Andiroba
Dia 16: Francisco das Chagas Santos de Sousa, de 29 anos, no Albino Soeiro; e José Fábio Diniz Boas, de 30 anos, no Tamancão
Dia 18: Iury Talison Alves Martins, de 23 anos, na Liberdade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.