EUA

Em posse, Joe Biden diz que será presidente de todos os americanos

Biden fez o juramento com uma Bíblia que está com sua família desde o século XIX; Lady Gaga cantou o Hino Nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Joe Biden discursa na cerimônia de posse
Joe Biden discursa na cerimônia de posse (joe biden / posse)

Washington - Dizendo que será presidente de todos os americanos, Joe Biden assumiu nesta quarta-feira, 20, como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia com limitações provocadas pela pandemia do novo coronavírus e com segurança reforçada, após o ataque ao Capitólio no início do mês. Ele e vice-presidente, Kamala Harris, tomaram posse às 12h (14h no horário de Brasilia).

Devido à pandemia, a cerimônia de posse do democrata teve poucos convidados e foi sem público, ao contrário do que tradicionalmente ocorre. Biden fez o juramento com uma Bíblia que está com sua família desde o século XIX. Lady Gaga cantou o Hino Nacional em momento emocionante. Donald Trump não participou.

Líderes mundiais parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris, nesta quarta-feira, 20, pela posse. O ex-vice de Barack Obama é o 46º chefe da Casa Branca e a ex-senadora, a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice. "No FMI, esperamos trabalhar com seu governo para apoiar a recuperação da pandemia, revigorar o crescimento e construir um mundo mais verde e justo!", escreveu a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, em sua conta oficial no Twitter.

Também na rede social, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, desejou "o melhor" a Biden e Harris para combater a pandemia de Covid-19.

"É hora de trazer de volta a convicção e o bom senso e rejuvenescer nossa relação UE-EUA", escreveu Michel.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que o país europeu está pronto para enfrentar os desafios da agenda internacional juntamente com os EUA. "Este é um grande dia para a democracia, alcançando muito além das fronteiras americanas", ressaltou.

Mais cedo, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, haviam parabenizado os democratas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.