Estrada federal

BR-135, em São Luís, é marcada pela falta de segurança viária

Mato no canteiro central, retornos proibidos, sinalização deficitária e acidentes de trânsito diários são constatados ao longo da via federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Moradores de bairros à margem da BR reclamam de insegurança
Moradores de bairros à margem da BR reclamam de insegurança (BR-135)

São Luís - Retornos proibidos, mato no canteiro central, falta de sinalização, inclusive de faixa de pedestre, e ocorrência de vários acidentes de trânsito - a maioria resultando em óbitos. Estes são alguns dos problemas constatados ao longo da BR-135, principalmente, no trecho que passa na zona rural de São Luís.

“Existem poucas faixas de pedestre nesta estrada federal. Pelo fato de ser uma BR, o fluxo de veículos é bem intenso e como a sinalização é de certa forma precária, isso dificulta na hora da travessia”, reclamou a moradora da Vila Itamar, Ariana Gomes, de 34 anos.

Sílvio Antônio, de 56 anos, que também reside na Vila Itamar, comentou que, pelo menos, os dez primeiros quilômetros da BR-135, que passam por bairros de São Luís, deveriam ter passarela. “Os acidentes ocorrem direto nessa rodovia e envolvem veículos de carga, ônibus e motos, então, ações de agentes de trânsito devem ser realizadas de forma mais frequentes”, apontou.

Reunião
Com o objetivo de solucionar o problema nesse trecho da BR-135, que preocupa principalmente os moradores da zona rural da capital, ocorreu uma reunião, na tarde do último dia 18, no auditório da PRF, localizada na Vila Itamar. Além da PRF, participaram policiais militares, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e de várias comunidades ao longo da BR-135, como Vila Itamar, Recanto Verde, Maracanã, Vila Sarney, Estiva e bairros adjacentes.

Segundo o inspetor Antônio Noberto, uma série de medidas serão adotadas para evitar acidentes. Entre elas, o aumento da presença da viatura da PRF nos horários de pico, realização de ações educativas na faixa de pedestre em parceria com o SOS VIDA e a Polícia Militar; e a repintura da faixa de pedestre, que se encontra esmaecida em razão de desgaste natural.

O DNIT deverá apresentar soluções mais duradouras para os problemas elencados. Uma delas é a proposta de instalação de semáforos e o fechamento do retorno proibido na faixa de pedestre, inclusive, na entrada do bairro da Vila Itamar.

Ainda conforme Noberto, outro assunto abordado na reunião foi o problema diário no retorno do Maracanã, no Km 7,6, onde ocorrem acidentes com frequência e engarrafamentos. Também foram discutidos os engarrafamentos decorrentes de bueiros entupidos do Km 0 até a Estiva. Uma das lideranças comunitárias pediu o corte dos galhos das árvores maiores, principalmente, que as estão no canteiro central.

Representantes do DNIT falaram que pode ser construída uma passarela, nas proximidades da entrada da Vila Itamar, e colocação de semáforo próximo ao retorno do Maracanã como também a construção de um elevado entre o Igaraú e o bairro da Estiva.

Acidentes
Na primeira quinzena do mês passado ocorreu um acidente de trânsito, no Km 3 da BR-135, que resultou na morte de Anderson Costa da Luz, de 28 anos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a vítima estava andando de bicicleta e colidiu com uma caçamba.

A vítima sofreu várias escoriações pelo corpo e morreu no local. Ainda segundo a PRF, os moradores ficaram revoltados com o acidente e morte, e bloquearam a estrada federal. Houve engarrafamento e foi necessária a presença de guarnições da PRF e da Polícia Militar para finalizar a manifestação e liberar a via.

Também no mês passado, de acordo com a PRF, houve o registro do atropelamento de outro ciclista, identificado como Francisco de Assis Sousa, de 43 anos, no Km 1 da BR-135.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.