Pandemia

União já transferiu 114 pacientes do Amazonas para outros estados

Destes, 23 para São Luís, 9 foram para Teresina, 15 para Brasília, 15 para João Pessoa, 12 para Natal e outros três que foram para Rio Branco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Paciente de Manaus chegando ao Hospital Universitário Pres. Dutra, em São Luís
Paciente de Manaus chegando ao Hospital Universitário Pres. Dutra, em São Luís (Paciente Manaus)

Brasília - Um total de 114 pacientes internados em unidades da rede estadual de saúde do Amazonas já foram transferidos para tratamento em hospitais do Maranhão, Acre, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, João Pessoa, Rio Grande do Norte, Pará e Goiás. A estratégia é parte do trabalho do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o governo do estado.

Destes, 23 para São Luís (MA), 9 foram para Teresina (PI), 15 para Brasília (DF), 15 para João Pessoa (PB), 12 para Natal (RN) e outros três pacientes que foram para Rio Branco (AC), transferidos de Tabatinga.

Na segunda-feira (18/01), dois pacientes foram transferidos de Parintins para Belém. Durante a tarde, 14 pacientes foram transferidos para o estado de Goiás e em uma nova transferência realizada no início da noite, outros 18 pacientes foram levados ao Estado, totalizando 32 pacientes para Goiás.

Na madrugada desta terça-feira, 19, houve a transferência de mais quatro pacientes de Parintins para Belém.

Durante a viagem uma equipe médica acompanha o paciente até a internação dele no hospital de destino. Novas transferências estão previstas para acontecer na noite desta terça-feira.

A transferência dos pacientes é feita por meio de classificação de risco do protocolo de Manchester, que estabelece as prioridades de atendimento de acordo com a gravidade dos casos. O paciente que for transferido deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) estáveis, além de assinar um termo de consentimento para a transferência.

Durante o translado, uma equipe formada por sete profissionais de saúde se encarrega de garantir total assistência aos pacientes. A aeronave, com capacidade original para 40 lugares, foi adaptada para receber equipamentos e insumos hospitalares, dando total segurança e estabilidade durante a viagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.