Câmara dos Deputados

PTB vai apoiar Lira na disputa pelo comando da Câmara

Partido do ex-deputado Roberto Jeferson decidiu apoiar Arthur Lira na disputa pela Câmara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Arthur Lira tem apoio de outros oito partidos
Arthur Lira tem apoio de outros oito partidos (Arthur Lira)

BRASÍLIA

O PTB, partido com 11 deputados, decidiu ontem apoiar o deputado Arthur Lira (PP-AL) na candidatura à presidência da Câmara. As eleições serão no dia 1º de fevereiro, com votação presencial.

Nome do Planalto na disputa, Lira é líder do PP e um dos principais articuladores dos partidos do Centrão. O PTB é o nono partido a declarar apoio oficial ao parlamentar - também apoiam o deputado PP, PL, PSD, Republicanos, PROS, PSC, Avante e Patriota.

Apesar de ainda não declarar apoio oficial ao deputado, o Podemos se uniu formalmente ao bloco parlamentar capitaneado por Lira. O Solidariedade vinha apoiando a candidatura de Lira, mas nesta segunda anunciou adesão à campanha de Baleia Rossi (MDB-SP).

Anunciado como novo líder do PTB, o deputado Nivaldo Albuquerque (AL) disse que a decisão foi tomada por unanimidade.

"A bancada vai votar toda unida na candidatura do Lira. A demora foi justamente porque precisávamos ter unanimidade na bancada. Temos uma bancada pequena e, como uma bancada pequena, não pode ficar dividida nunca. Alguns deputados estavam em dúvida, mas hoje conseguimos chegar a um consenso, a uma unanimidade", disse.

O presidente da legenda, Roberto Jefferson, já havia sinalizado que o partido seguiria o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. A bancada do partido, no entanto, ainda não tinha se reunido para definir a questão.

O principal adversário de Lira é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O parlamentar do MDB conta com o apoio de 12 os partidos - PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade.

Como a votação é secreta, os parlamentares não são obrigados a seguir a orientação dos partidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.