Pandemia

Maranhão tem menos mortes por Covid-19, afirma Fiocruz

Constatação é de levantamento e tem como base os óbitos por 100 mil habitantes; posição no ranking decorre de medidas tomadas pelo governo estadual

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (Coronavirus / Covid-19)

São Luís - O Maranhão é o estado com menos mortes causadas por Covid-19, segundo pesquisa realizada pela Fiocruz e baseada em óbitos por 100 mil habitantes. De acordo com o levantamento, o estado aparece em último lugar, depois de Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre e Tocantins. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de mortes.

O estudo é do pesquisador da University ir Sheffield, da Inglaterra e da Fiocruz, Leo Bastos. Na Fiocruz, o estudioso atua em pesquisas nas áreas de Saúde Pública, Estatística Aplicada e Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. Para a pesquisa, foram utilizados todos os dados de óbitos notificados em 2020, com correção do atraso de notificação e previsão para a primeira semana de 2021.

A posição do Maranhão no ranking de mortes decorre das medidas estratégias tomadas pelo governo estadual para controlar a doença e do comprometimento dos profissionais de saúde no atendimento aos maranhenses. Para a pesquisa, foram utilizados dados de óbitos notificados em 2020, com correção do atraso de notificação e previsão para a primeira semana de 2021. Até o último domingo, o Maranhão registrava 4.606 óbitos. O total de casos confirmados era 203.423.

O número de pacientes recuperados é 192.550. O de pacientes ativos aumentou e chegou a 6.267. Esse número se mantém em alta desde dezembro. Destes, 5.649 estão em isolamento domiciliar, 357 internados em enfermarias e 261 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os casos ativos indicam o número de pessoas que estão atualmente com a doença.

O Ministério da Saúde iniciou ontem a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac ao Maranhão, além de 41.200 já separadas para os indígenas do estado, que totaliza 164.240 doses. Este primeiro lote é destinado ao grupo prioritário.

O governo vai ofertar seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem. Três aviões, três helicópteros e 30 automóveis estarão nesta missão no Estado. Entre os estados do nordeste, o Maranhão é o quarto com maior número de doses a receber. Os demais estados são Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.