Transferência

Mais pacientes provenientes de Manaus devem vir para São Luís

Um total de 23 pacientes com o novo coronavírus, oriundos do Amazonas, estão internados no Hospital Universitário Presidente Dutra; são 40 leitos disponíveis na unidade para esses doentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Paciente chega no HU-UFMA, proveniente de Manaus, no fim de semana
Paciente chega no HU-UFMA, proveniente de Manaus, no fim de semana (Paciente Manaus)

São Luís - Mais pacientes com Covid-19, de Manaus, no Amazonas, devem chegar a São Luís no decorrer dos próximos dias, segundo a assessoria de comunicação do Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA). A transferência dos infectados se iniciou na sexta-feira, 15, após o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso. Até a manhã de segunda-feira, 18, havia 23 pacientes internados no HU-UFMA, no centro da capital maranhense, e até o momento estão apresentando quadro estável.

Ainda de acordo com a assessoria do HU, está disponível uma área do hospital, isolada, com 40 leitos para atender somente os pacientes provenientes do Amazonas. Também há mais de 100 profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, para atenderem esses pacientes.

Primeiramente, chegaram 11 pacientes, na última sexta-feira, 15, transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles saíram da Base Aérea de Manaus e desembarcaram na capital maranhense no período da noite, sendo encaminhados, em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o HU.

No sábado, 16, mais 13 pacientes chegaram a capital maranhense e foram recebidos pela equipe da área de saúde do Dutra. A assessoria de comunicação do hospital informou que mais infectados da Covid devem chegar nos próximos dias, mas não informou a quantidade.

Doações
Cerca de 400 mil insumos entre medicamentos, materiais médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPI’s) foram doados, no último domingo, 17, para ajudar os amazonenses a enfrentar a grave de saúde pública.

De acordo com a assessoria de comunicação do HU, o material foi separado e embalado no almoxarifado da Unidade do Materno Infantil, no Centro. O montante pesou quase quatro toneladas, totalizando 21 paletes com aproximadamente 42 metros cúbicos de área.

No começo da tarde de domingo, 17, o caminhão da transportadora seguiu para o aeroporto internacional de São Luís, no Tirirical, com os materiais, e partiu na manhã de segunda-feira, 18, de avião para Manaus. Toda a operação contou com o apoio logístico do Ministério da Defesa e do Ministério da Saúde.

O gerente administrativo do HU, Eurico Santos Neto, disse que a doação desse quantitativo não afetará o dia a dia da Instituição. “Pegamos a padronização de medicamentos e itens relacionados à Covid, e retiramos do nosso estoque. Mais vai faltar para o HU-UFMA? Não, porque desde o início da pandemia, reformulamos todos os nossos planejamentos da cadeia de suprimentos e abastecemos o hospital de forma estratégica, o que gerou essa possibilidade de atender Manaus. Nós também conversamos com os fornecedores para, caso precise de um dos itens, a gente tenha prioridade de atendimento, já que cedemos os materiais.” explicou.

A superintendente do hospital, Joyce Santos Lages, ressaltou a importância de ajudar nesse momento de grande dificuldade para a população amazonense. “O hospital é um lugar voltado para o cuidado da saúde da população brasileira, por isso, não podíamos deixar de ajudar também, dessa forma, neste momento de extrema necessidade, em que se combate um inimigo invisível. Seguimos firmes com a missão de salvar vidas, sejam elas maranhenses ou amazonenses”, frisou Joyce Santos.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, aproveitou para destacar a mobilização de toda a comunidade universitária. “Esse é um momento de união, de juntar forças para combater o vírus e ajudar nossos irmãos do Norte. Sabemos do esforço de cada um para montar essa corrente de solidariedade e de amor ao próximo, desde a recepção dos pacientes até a logística e organização dos materiais que serão doados”, disse Natalino Salgado.

SAIBA MAIS

O estado do Amazonas registrou 1.277 novos casos do novo coronavírus no domingo, 17, segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde. O total de casos confirmados dessa doença chega a 230.644 casos e 6.191 óbitos. Em um intervalo de 24 horas ocorreram 47 mortes no estado. O Amazonas enfrente o colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio em hospitais, que estão lotados por conta do aumento recorde de internações por Covid-19.

NÚMERO

23 pacientes provenientes de Manaus estão internados no Dutra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.