Vacinação

Classe política comemora início de vacinação no estado

Dino falou em importante passo contra o coronavíus no Brasil, mas criticou o Governo Federal; Braide disse que São Luís inicia imunização de imediato

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Pastor Gil falou em novo momento
Pastor Gil falou em novo momento (Gildenemyr)

O anúncio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberação das vacinas de Oxford (Fiocruz) e CoronaVac (Butantan) para todo o país e o recebimento do primeiro lote das doses no Maranhão, mobilizou a classe política do estado.

O governador Flávio Dino (PCdoB) destacou a importância do início da vacinação, mas criticou o Governo Federal. Ele tem alimentado um embate com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Demos um importante passo sobre a vacinação contra o coronavírus. Mas é essencial frisar: é impróprio dizer que já temos uma campanha nacional de vacinação. Isso só ocorrerá quando houver certeza sobre as novas etapas, com quantidades e datas claras”, escreveu em seu perfil em rede social.

Politização

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), ao contrário do governador Flávio Dino, evitou “politizar” o tema e falou em ação municipal articulada de vacinação.

“Tão logo as doses cheguem a São Luís, iniciaremos a vacinação, seguindo o nosso plano municipal, em acordo com as diretrizes nacionais. Estamos prontos”, enfatizou.

A senadora Eliziane Gama (Rede) falou na expectativa de uma imunização com agilidade para a população.

“Esperamos que a aplicação do medicamento seja rápida, salvando vidas e desafogando as unidades de saúde”, disse.

Maranhão pronto

O deputado federal Juscelino Filho (DEM) assegurou que o Maranhão está pronto para a vacinação.

“O início da vacinação nacional contra a Covid-19 será antecipado para a tarde de hoje [domingo]. No Maranhão, Governo e prefeituras estão prontos. Segundo o Ministério da Saúde, nosso estado recebe, neste primeiro momento. 123.040 doses. Vamos salvar vidas”, completou.

Edilázio Júnior (PSD), que integra a bancada maranhense no Congresso Nacional, destacou a primeira fase de imunização no estado.

“O primeiro lote da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 chegou nesta segunda-feira. Os profissionais de saúde e pessoas idosas acima de 60 anos, serão vacinados, seguindo o Plano Nacional do Ministério da Saúde. Vamos vencer”, enfatizou.

Pastor Gildenemyr também comemorou o início do processo de imunização da população. “Estamos entrando no novo momento. O Brasil tem vacinas já autorizadas pela Anvisa e que chegaram hoje [ontem] aos estados e que logo distribuirão aos municípios e que logo chegarão às pessoas. A imunização traz consigo uma dose a mais de esperança por dias melhores e sem pandemia”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.