Aprovadas

CoronaVac e vacina de Oxford são aprovadas para uso emergencial no Brasil

Área técnica da Anvisa recomendou a aprovação do uso emergencial das duas vacinas, "condicionada ao monitoramento das incertezas e reavaliação periódica"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (vacina / vacinação)

Brasília - Depois de quase cinco horas de discussão ao vivo, neste domingo, 17, as vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford receberam parecer favorável de todas as áreas técnicas da a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O uso emergencial dos imunizantes contra a Covid-19 foi aprovado por unanimidade entre os diretores da Anvisa. Pedidos de Butantan e Fiocruz são referentes a 8 milhões de doses importadas

Segundo a Anvisa, somente o termo de compromisso assinado pelo Instituto Butantan precisa ser publicado no "Diário Oficial da União", o que pode acontecer ainda neste domingo (17) em edição extra. De acordo com a agência, o termo já está pronto e será enviado ao instituto para ser assinado e publicado assim que assinado.

O termo de compromisso prevendo o envio, até o dia 28 de fevereiro, dos resultados sobre a imunogenicidade da CoronaVac foi uma das exigências da relatora do processo para o uso emergencial. A imunogenicidade é a capacidade que uma vacina tem de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.

SAIBA MAIS

Segundo Leonardo Filho, estatístico da Anvisa, a eficácia da Coronavac é de 50,4%, em percentual arredondado. Segundo o gerente de Medicamentos, Gustavo Mendes, a eficácia da vacina de Oxford é de 70,42%.

Com informações do G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.