Provas

Candidatos começam a chegar aos locais de provas do Enem em SL

Portões foram abertos às 11h30 e as provas serão ministradas a partir de 13h30; hoje serão feitas as provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da redação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Com a abertura mais cedo dos portões de locais de provas, às 11h30, não houve tumulto
Com a abertura mais cedo dos portões de locais de provas, às 11h30, não houve tumulto

São Luís - Candidatos do Enem 2020 começam a chegar em seus locais de prova. Os portões foram abertos às 11h30 (Horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. Mesmo assim, muitas pessoas preferiram chegar mais cedo ainda, para evitar transtornos com congestionamentos e aglomeração em transportes públicos. Os portões fecham às 13h e as provas começam às 13h30. O término da aplicação regular deste domingo será às 19h.

Candidatos do Enem aguardando abertura de portões, em frente a Escola Modelo, no Centro
Candidatos do Enem aguardando abertura de portões, em frente a Escola Modelo, no Centro

Na Escola Modelo, no Centro, os candidatos começaram a chegar por volta de 10h30 e se mostravam tranquilos. No Ceuma, no Renascença, candidatos também começaram a chegar. Não houve tumulto na estrada.

Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.

Candidatos na frente do Ceuma, Renascença
Candidatos na frente do Ceuma, Renascença

A exceção são casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.

Hoje serão aplicadas as provas de Linguagem e Códigos, com 45 questões e Ciências Humanas, também com 45 questões, além da Redação, que deve ter no mínimo 7 linhas escritas e no máximo 30, e cujo tema somente será sabido quando os cadernos de provas forem entregues aos candidatos.

Primeira vez
Lays Cristine Ferreira fará o Nem pela primeira vez e chegou ao seu local de prova acompanhada dos pais, Murilo e Gardênia.

Mesmo não sendo a favor do adiamento, por causa da ansiedade e preparação da filha, se preocupam com a segurança sanitáriaMesmo não sendo a favor do adiamento, por causa da ansiedade e preparação da filha, se preocupam com a segurança sanitária

Pais acompanharam Lays em seu primeiro Enem
Pais acompanharam Lays em seu primeiro Enem

SAIBA MAIS

Confira abaixo algumas orientações para o Enem 2020:

  • Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.
  • É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.
  • A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
  • Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.
  • Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
  • Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
  • Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame.

TEXTO EM ATUALIZAÇÃO...

Enem 2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.