COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
ESTE ANO, por conta dos cuidados sanitários em função do novo coronavírus, o empresário e político Mauro Fecury não fez a tradicional festa de comemoração do seu aniversário no Rio de Janeiro. Limitou a um almoço em família, no último dia 13, em sua casa de praia em São Luís. Acima, ele é visto com a esposa Ana Lúcia e as filhas Luciana Fecury Tavares e Ana Elizabeth Fecury Braga
ESTE ANO, por conta dos cuidados sanitários em função do novo coronavírus, o empresário e político Mauro Fecury não fez a tradicional festa de comemoração do seu aniversário no Rio de Janeiro. Limitou a um almoço em família, no último dia 13, em sua casa de praia em São Luís. Acima, ele é visto com a esposa Ana Lúcia e as filhas Luciana Fecury Tavares e Ana Elizabeth Fecury Braga
O DESEMBARGADOR Antonio Bayma Araújo já está plenamente recuperado de uma recente cirurgia de vesícula feita pelo Dr. José Aparecido Valadão, reunido com o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, o juiz federal Roberto Veloso e o presidente da Fiema, Edilson Baldez
O DESEMBARGADOR Antonio Bayma Araújo já está plenamente recuperado de uma recente cirurgia de vesícula feita pelo Dr. José Aparecido Valadão, reunido com o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, o juiz federal Roberto Veloso e o presidente da Fiema, Edilson Baldez

Vacina chegando
Um avião da companhia aérea Azul decolou ontem para a Índia, de onde retornará ao Brasil com dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

A aeronave saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Recife. Após a escala, partiu direto para a cidade indiana de Mumbai.

As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil amanhã. O avião pousará no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Ao chegar, as vacinas aguardarão o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se reunirá domingo para analisar o pedido de uso emergencial, apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

Rally Piocerá
O Maranhão tem grandes chances de conquistar pódios na 34º Edição do Rally Piocerá, tradicional prova de off-road que reúne pilotos de todo o Brasil.

A Equipe maranhense de Rally montou um time forte com representantes em três categorias da modalidade carros.

Entre veteranos e estreantes, a equipe é formada pelas duplas: piloto João Afro e navegador Leonardo Borges (categoria Graduados); piloto Sandro Gomes e
navegador Gabriel Azevedo (categoria Expedição); piloto Diego Fracassi e navegador Vinícius Albuquerque (categoria Turismo).

A competição acontece de 26 a 30 de janeiro, com largada em Teresina (PI) e chegada em Aquiraz (CE).

Essa é a segunda vez que o Maranhão participa do Piocerá com um time exclusivo na categoria carros. O criador da equipe, piloto João Afro, destaca que a experiência e a união do grupo vão fazer a diferença.

Gestão de Saúde
A Faculdade de Negócios Faene anunciou o MBA em Gestão de Saúde, curso de pós-graduação “Lato Sensu”, nível de Especialização, que objetiva adquirir referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde.

Quem se submete a esse MBA, desenvolve competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área de saúde.

Adoções
A 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís realizou 29 adoções no ano passado, mesmo sendo um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus.

Em 2020 foram efetivadas mais adoções de crianças acolhidas do que no ano anterior, graças às estratégias adotadas pela unidade judiciária para garantir celeridade aos processos, segundo explicou o juiz titular José Américo Abreu Costa.

Atualmente em São Luís há 83 pretendentes cadastrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), aptos a adotarem, e 16 crianças e adolescentes à espera de um lar definitivo, conforme dados da Vara da Infância.

Durante a pandemia, foram efetivadas 12 adoções de crianças em acolhimento institucional e sete em conclusão, em fase de estágio de convivência.

Houve também 10 adoções intuitu personae, que são aqueles casos de crianças que não vivem em instituições de acolhimento.

Mestrado em matemática
A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão abriu as inscrições para a
seleção ao curso de Mestrado em Matemática, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática, que podem ser feitas até o dia 29 deste mês. O curso oferta 10 vagas. O edital pretende selecionar graduados em cursos aprovados pelo MEC em áreas afins aos objetivos e conteúdo programático
estabelecidos para o Mestrado.

TRIVIAL VARIADO
O Teatro Sesc inicia a agenda 2021 de apresentações com uma vibrante peça que versa sobre o racismo, escravidão, violência, religiosidade, ancestralidade e a
mulher. Trata-se do espetáculo “Maria Firmina dos Reis - Uma voz além do tempo”.

Com classificação de 14 anos, a peça é encenada pela atriz maranhense Júlia Martins e abre a programação de janeiro neste sábado, dia 16, às 18h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac.

O Athenas Bistrô, no Turu, foi o espaço escolhido pelo produtor Jeferson Lauande para realizar a primeira edição da “Feijoada do Jeff”, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, a partir das 14h.

Tome nota: será uma mistura gostosa de Salvador com São Luís no clima do Carnaval. O evento, que seguirá todos os protocolos sanitários, terá várias atrações musicais.

Estados e municípios poderão definir a sua própria lista de prioridades e incluir professores e profissionais da segurança pública, que estão nas ruas todos os dias, na lista dos que receberão a vacina primeiro.

DE RELANCE

Desafio para o cidadão
Faço coro com os que defendem que a sobrevivência tornou-se um desafio maior para o cidadão, com o anúncio do programa de demissão anunciado para o
Banco do Brasil de pelo menos 5 mil pessoas até fevereiro. São 361 unidades em última forma para fechamento, das quais 112 agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios, com o acréscimo da criação de lojas, sem guichês de caixa. A miniaturização de uma das maiores empresas nacionais é considerada, por seus mentores, como um ajuste ao novo perfil da economia e comportamento dos atuais clientes.

Desafio para o cidadão...2
Na hierarquia de bens dos burocratas, os números estão no topo para a tomada de decisões favoráveis ao estabelecimento, pois com a redução, seria gerada
economia de R$ 353 milhões em 2021 até chegar a R$ 2,7 bilhões, na escalada até 2025. A aposta na tecnologia, cuja utilização cresceu durante a pandemia, como forma de distanciamento, deve refletir-se na ampliação das transações digitais e o uso de aplicativo dos bancos, tornando o bancário humano figura descartável.

Desafio para o cidadão...3
O alcance dos canais remotos, seja por celular, computador e tablet, não chega a todos, embora este argumento não tenha força econômica, pois pessoas de
baixa renda, moradores de áreas rurais e idosos não trazem faturamento significativo. Na rede privada, a tendência de fechamento de agências bancárias nas pequenas cidades já vinha se intensificado, complementando agora com o contexto verificado nos bancos públicos.

Desafio para o cidadão...4
O serviço bancário presencial no país é indicativo desta aceleração de desemprego e desmobilização de recursos para cerca de 400 municípios do interior, com o fechamento de 2.853 agências entre 2016 e 2019. A escolha pelos critérios de mercado, mantendo-se as agências cujo poder lucrativo justifique seu funcionamento, terá inevitáveis efeitos sociais, no entanto não parecem preocupar os responsáveis por novo desenho da rede
bancária.

OAS agora é ‘Metha’
Tome nota: a construtora OAS, fundada em 1976 na Bahia, mudou de nome e, a partir deste mês, passa a se chamar Metha. A construtora é a segunda a fazer esse movimento, já que a Odebrecht trocou a sua razão social para NovoNor, em dezembro. Alvo desde 2014 da Operação Lava Jato, a empresa afirma que a mudança é para “demarcar essa mudança de maneira definitiva com um novo nome e uma nova marca”. E traz consigo “as condições necessárias para
implementar um crescimento sustentável e a visão de ser um agente de transformação para a democratização da infraestrutura do país”, diz a empresa em seu novo site.

Turmas recursais
Nada menos que oito magistrados tomaram posse em cinco turmas recursais do Estado do Maranhão, durante sessão solene realizada por videoconferência e presidida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Com as posses, passam a ter nova composição as turmas recursais de Balsas, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro e Presidente Dutra.

Turmas recursais... 2
No assunto: em Bacabal tomou posse como titular a juíza da 2ª Vara de Zé Doca, Leoneide Delfina Barros Amorim. Na Turma de Balsas tomaram posse os membros suplentes Haniel Sóstenes Rodrigues da Silva, juiz da Vara Única de São Raimundo das Mangabeiras, e Francisco Bezerra
Simões, juiz da Vara Única de Riachão. A Turma de Chapadinha passa a contar com a membro titular Claudilene Morais de Oliveira, juíza da Vara Única de São
Bernardo; e com o membro suplente Galtiere Mendes de Arruda, que é juiz da Vara Única de Buriti.

Turmas recursais... 3
Tem mais: na Turma Recursal de Pinheiro assume como membro titular o juiz Raphael de Jesus Serra Ribeiro Amorim, da 1ª Vara de Maracaçumé; e como membro suplente o juiz José Ribamar Dias Junior, que atua na Vara Única de São Bento. Já a Turma de minha cidade natal, Presidente Dutra, contará com a membro titular Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva, titular da Vara Única de Dom Pedro. Os novos empossados vão exercer suas funções por dois anos.

Para escrever na pedra:
“As pessoas são todas iguais, o que muda são os caminhos seguidos”. De Jeff Guilherme.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.