Colapso

Pacientes vindos de Manaus não comprometerão leitos locais, diz epidemiologista

Previsão é que pacientes com Covid-19 trazidos do Amazonas cheguem ainda na tarde de hoje (15); Manaus enfrenta colapso na saúde

Kethlen Mata e Bárbara Lauria/ da Equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

São Luís – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), receberá ainda nesta sexta-feira, 15, pacientes com Covid-19, vindos de Manaus. Serão 40 pessoas trazidas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e previsão é que cheguem ainda na tarde de hoje. O HU-UFMA também enviará insumos para ajudar a melhorar a situação na capital do Amazonas.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, os leitos disponibilizados para esses pacientes são de enfermaria e estão equipados com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos. Foi informado ainda, que os transferidos apresentam quadro de saúde estável, leves e moderados. “Tudo pronto, só esperando os pacientes”, afirmou a assessoria.

O Estado, procurou a opinião de um especialista para entender se essa transferência pode comprometer o número de leitos aqui no estado. Em resposta, o epidemiologista Antônio Augusto Moura da Silva, professor do departamento de Saúde Pública da UFMA, esclareceu os leitos que receberão os pacientes de Manaus são leitos extras, portanto não vão comprometer o atendimento local.

Como os pacientes serão atendidos em ambiente hospitalar onde são usados equipamentos de proteção o risco de transmissão é baixo. Diante do caos que se estabeleceu em Manaus é fundamental receber esses pacientes pois sem oxigênio a sua morte seria certa, é uma questão humanitária fundamentalAntônio Augusto Moura da Silva

Ajuda do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou em nota, que o Governo do Maranhão se colocou à disposição para dar apoio ao Governo do Amazonas, auxiliando os pacientes infectados pela COVID-19.

“A SES já preparou um plano logístico para possível transferência de pacientes. As equipes multiprofissionais e ambulâncias da SES já estão preparadas para transporte dos pacientes do aeroporto de São Luís até o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA)”, disse a nota.

O governador do Maranhão em exercício, Carlos Brandão, publicou em seu Twitter, que esteve em contato com o governador do Amazonas, para falar sobre a transferência dos pacientes.

O HU-UFMA, divulgou que serão doados medicamentos, material médico e EPIS para Manaus, segundo a assessoria, são aproximadamente 42 metros cúbicos de insumos.

HU-UFMA enviará insumos para Manaus; São aproximadamente 42 metros cúbicos de insumos. Divulgação/ HU-UFMA
HU-UFMA enviará insumos para Manaus; São aproximadamente 42 metros cúbicos de insumos. Divulgação/ HU-UFMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.