Voo da esperança

Avião que buscará vacinas na Índia parte hoje à noite do Recife

Inicialmente a previsão era sair ontem,14, do país; o Ministério da Saúde disse que o voo foi reprogramado em algumas horas devido a questões logísticas internacionais; ao chegar ao país, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Anvisa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Airbus A330neo parte hoje,do Recife para Mumbai, na Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina contra Covid-19
Airbus A330neo parte hoje,do Recife para Mumbai, na Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 (avião da azul)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde (MS) informou que o avião da companhia aérea Azul previsto para decolar ontem,14, em direção à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, só sairá de solo brasileiro hoje,15 à noite.

Em nota, a pasta disse que o voo foi reprogramado em algumas horas devido a questões logísticas internacionais. Com a reprogramação, a aeronave decolou de Viracopos em direção a Recife ainda na tarde de ontem, mas a partida para Mumbai, na Índia foi adiada para hoje, as 23h.

Em nota, a Azul também comentou a mudança: "a aeronave decola de Campinas nesta tarde [ontem] e deve chegar à capital pernambucana à noite, pernoitando no aeroporto dos Guararapes [foto]". A aeronave deve decolar do aeroporto paulista às 15h30.

A volta da aeronave ao Brasil estava marcada para o sábado,16, pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas, com a alteração no voo, ainda não há informações sobre a data e hora do retorno da aeronave.

"A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul", diz a nota do ministério da Saúde.

Ao chegar ao país, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as doses comecem a ser aplicadas. A agência se reúne no domingo,17, para analisar o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

De acordo com o Ministério, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

A pasta disse ainda que, além do apoio da Azul, conta também com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito do imunizante.

A segurança no transporte das doses pelo Brasil será realizada pelas Forças Armadas, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.

Aeronave

O avião que partirá em direção à Índia é um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses que, de acordo com as recomendações do fabricante, é de menos de 80 graus Celsius (°C).

Quarta-feira,13, a a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as empresas aéreas a transportarem vacinas refrigeradas com gelo seco na cabine de passageiros dos aviões. O transporte só ocorrerá, entretanto, se não houver passageiros durante o voo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.