Atenção no trânsito

1.525 postes foram quebrados em acidentes em 2020, no Maranhão

Postes danificados causam transtornos e somente na Ilha foram 325 ocorrências no ano passado; este anos já são 40 casos no MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Acidente com quebra de poste provoca transtornos com queda de energia, além dos danos a motoristas
Acidente com quebra de poste provoca transtornos com queda de energia, além dos danos a motoristas (acidente com quebra de poste)

São Luís - Um total de 1.525 postes da rede elétrica foram quebrados em acidentes de trânsito ocorridos no ano passado, em todo o estado, segundo dados da Equatorial Maranhão. Somente na Grande Ilha, o registro foi de 325 casos. Os números também foram altos em 2019. Naquele ano, foram 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão, apenas nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, foram 490 ocorrências.

Ainda de acordo com a Equatorial Maranhão, o ano de 2021 já começou com 40 ocorrências em todo o estado e 23 casos apenas em São Luís. Os dados são referentes aos acidentes que envolvem apenas os postes da rede de distribuição de energia elétrica.

Os órgãos de trânsito informam que esse tipo de acidente, na maioria das vezes, ocorre durante o período da madrugada ou fins de semana, e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas, por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante.

As avenidas com o maior número de acidentes na Região Metropolitana de São Luís, são Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses, Estrada da Maioba (MA- 202); e a Estrada de São José de Ribamar (MA-201).

A executiva de Operações da Equatorial Maranhão, Stephanie Machado, disse que esse tipo de acidente gera vários transtornos, principalmente o desconforto pela falta de energia elétrica. “Os transtornos são, sobretudo, em áreas onde há imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente”, frisou Stephanie Machado.

Ela ainda declarou que, além desse transtorno, há o recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, que poderiam ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses.

Evitar acidentes
A Equatorial Maranhão informou que para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcoólica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Equatorial Maranhão instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

Em caso de ocorrências dessa natureza, a empresa ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.

Casos recentes
Pelo menos, dois casos de acidente de trânsito resultando em poste de eletricidade danificado ocorreram na capital, este ano. Uma das ocorrências foi na quarta-feira, 13, no prolongamento da Avenida Litorânea. Um dos postes teria sido quebrado após um veículo, de marca e placas não identificadas.

O outro caso ocorreu no dia anterior, 12, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do elevado da Cohama. Um carro colidiu no poste e afetou o trânsito naquela via. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foram acionados e controlaram o trânsito naquele trecho da via.


SAIBA MAIS

No ano de 2018, houve o registro 2.734 ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede elétrica no estado. Entre esses casos, 330 foram na Região Metropolitana de São Luís.

Número de postes quebrados durante acidente de trânsito no Maranhão

Ano 2018: 2.734 casos
Ano 2019: 2.242 casos
Ano 2020: 1.525 casos
Ano 2021: 40 casos (1º janeiro ao dia 13)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.