Pandemia

São Luís vai receber pacientes de Manaus, diz governador do AM

Informação foi dada à CNN por Wilson Lima (PSC); Teresina (PI), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Goiânia (GO) também receberão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(ambulância em Manaus)

Como pacientes internados para tratamento da Covid-19 no Amazonas não contam mais com o fornecimento de oxigênio, pois chegou ao fim a reserva dos cilindros no estado, esses doentes serão transferidos para hospitais de São Luís (MA), Teresina (PI), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Goiânia (GO). A informação foi dada à analista da CNN, Renata Agostini, pelo governador do estado, Wilson Lima (PSC).

O colapso do sistema de saúde do Amazonas se agrava um dia após a visita do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao estado. Na quarta-feira, 13, Pazuello disse que Manaus não estava enfrentando a pandemia de forma isolada do governo federal e anunciou que a imunização no país começa ainda em janeiro.

A empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio aos hospitais públicos do Amazonas diz que não conseguiu suprir a demanda em razão da dificuldade na logística e no aumento do número de pacientes internados.

Nesta quinta-feira, 14, o governo estadual anunciou que entrará na Justiça contra a empresa para obrigá-la a fornecer oxigênio para o estado.

O Ministério da Saúde fez uma parceria com o Sírio Libanês, que fez um mapeamento para o governo poder medir as ações e otimizar as demandas de oxigênio no AM.

Novas medidas de restrições

A alta nos números de casos do novo coronavírus fez o governador endurecer as restrições no estado. Entre as medidas anunciadas estão a suspensão do transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios (exceto cargas) e a proibição de circulação de pessoas entre 19h e 6h (exceto atividades e transporte de produtos essenciais). As informações são do site da CNN Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.