Movimento errado

Dória pressionou por divulgação de dados de 78% e 100% de eficácia

Colunista de O Globo afirmou que governador de São Paulo tomou decisão por estar incomodado com críticas

O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Eficácia da CoronaVac colocou governador paulista no centro de polêmica
Eficácia da CoronaVac colocou governador paulista no centro de polêmica (João Dória)

SÃO PAULO - Segundo o colunista Lauro Jardim, de o Globo, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), pressionou pela divulgação semanas atrás de dados da CoronaVac.

“De acordo com interlocutores que participaram tanto do anúncio de ontem como o da semana passada, quem pressionou para que os dados de 78% e 100% fossem liberados foi João Doria”, disse Jardim.

Nesta semana a eficácia universal da vacina foi divulgada, chegando a 50,38%. Um percentual de 0,5% acima do requerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso emergencial. Antes o Instituto Butantan anunciara que a eficácia ficava entre 78%, para casos moderados da doença, a 100% para casos graves.

Para Jardim, a divulgação dos dados ontem serviu como uma espécie de “anticlímax”. Ainda segundo o colunista, Dória “estava incomodado com as críticas relativas aos vários adiamentos na divulgação desses dados, prometidos pelo governo paulista inicialmente para dezembro. E determinou que se divulgassem os dados que estavam consolidados até aquele momento”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.