Balanço

Eneva registra aumento em suas reservas de gás no Maranhão em 2020

Índice de Reposição de Reservas (IRR) na Bacia do Parnaíba foi de 241% no ano passado, aponta relatório anual

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(eneva)

A Eneva registrou um aumento expressivo em suas reservas de gás no Maranhão, em 2020. De acordo com informações do Relatório Executivo de Auditoria das Reservas de Gás Natural dos Campos, elaborado pela consultoria independente Gaffney, Cline & Associates, Inc., as reservas de gás da empresa na Bacia do Parnaíba, que ficam no estado, fecharam o ano passado em 25,976 bilhões de metros cúbicos (Bm³), ante 24,072 Bm³ no fim de 2019 (2P).

A variação deve-se principalmente à conclusão da perfuração de poços produtores, à interpretação de novos dados sísmicos e à boa performance dos campos de produção.

“Os resultados da certificação 2021 comprovam a capacidade da companhia para aplicar seus conhecimentos da geologia da Bacia do Parnaíba e seguir aumentando suas reservas de gás apesar do consumo anual do parque termoelétrico. Adicionalmente, à medida que avançamos em áreas antes pouco exploradas, como os blocos da R13, R14 e da oferta permanente de 2019, ampliamos nosso conhecimento destas novas áreas e aumentamos a nossa confiança em resultados exploratórios cada vez mais expressivos.”, destaca o diretor de Operações da Eneva, Lino Cançado.

O Índice de Reposição de Reservas (IRR) na Bacia do Parnaíba foi de 241% e a relação entre o volume de reservas e o volume produzido (R/P) ficou em 18,6 anos.

Na análise, foram abordados nove campos da Bacia, sendo que cinco estão em produção (Gavião Real, Gavião Azul, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Vermelho) e outros quatro, em desenvolvimento (Gavião Preto, Gavião Tesoura, Gavião Branco Norte e Gavião Carijó).

Em 31 de dezembro de 2020, as reservas 2P totais da Eneva somaram 31,827 bilhões de metros cúbicos, dos quais 5,851 bilhões de metros cúbicos são referentes à Bacia do Amazonas e 25,976 bilhões à Bacia do Parnaíba, conforme a tabela abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.