Enem 2021

Cartilha para estudantes com dislexia é uma vitória, diz Instituto ABCD

MEC anuncia primeira cartilha com critérios específicos de correção para estudantes com dislexia para o Enem; objetivo é garantir nota mais justa e equidade para quem tem dislexia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (Enem 2020)

São Paulo - O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou no último dia 30, uma cartilha específica para estudantes com dislexia que irão participar do Enem 2021.

O documento, elaborado pela Coordenação Geral de Exames para Certificação, da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), traz os critérios que serão considerados durante a correção da prova, ajudando a garantir uma nota mais justa entre os inscritos, além de tornar o processo de forma geral, mais transparente e equitativo.

A cartilha exemplifica também, quais direitos que podem ser solicitados pelas pessoas com necessidades específicas de aprendizagem antes de realizar a prova, confira abaixo:

1 - Tempo adicional: benefício prevista em lei, e os participantes poderão solicitar 60 (sessenta) minutos a mais em cada dia de prova.

2 - Tradutor-intérprete de Libras: um profissional habilitado para mediar a comunicação, e no ato da prova, esclarecer dúvidas dos usuários de Libras na leitura de palavras, expressões e orações escritas em língua portuguesa.

3 - Leitura labial: serviço de leitura da prova a pessoas com deficiência auditiva, que não desejam a comunicação por meio de Libras.

O estudante pode solicitar esses serviços e recursos no ato da inscrição, de acordo com suas necessidades. Importante frisar que é necessário apresentar a documentação que ateste as adaptações solicitadas. No caso de dislexia, o inscrito se qualifica para tempo adicional de prova.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente das palavras e pela baixa habilidade de decodificação e soletração. Devido a isso, algumas considerações serão admitidas na correção da prova, como:

- Substituições de letras, sílabas ou palavras com diferenças mínimas de grafia (m-n; i-j; v-u)
- Escrita espelhada, ou invertida
- Substituições de letras cujos sons são acusticamente próximos (/v/-/f/, /g/-/c/, /d/-/t/)

Para Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD "A cartilha específica para os estudantes com dislexia é uma vitória. Considerar as características linguísticas da dislexia durante a correção da redação é um enorme passo para garantir a equidade durante o ENEM." A pessoa com dislexia tem talentos e habilidades que só serão alcançados se reconhecermos as dificuldades geradas por este transtorno de aprendizagem, e eliminarmos as barreiras para criar um ambiente mais justo para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades", afirma.

SAIBA MAIS


Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de que pessoas com dislexia tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.