Apagão

Queda de energia causa grandes transtornos na Grande São Luís

Problema nas linhas de transmissão da Eletronote causou apagão as 8h30 de sexta-feira, 8, e causou transtornos em diversos setores da cidade, como no trânsito e comércio; a energia foi 100% estabelecida por volta de 12h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A queda de um cabo nas linhas de transmissão da Eletronorte provocou um apagão na Grande São Luís
A queda de um cabo nas linhas de transmissão da Eletronorte provocou um apagão na Grande São Luís (Apagão em São Luís)

SÃO LUÍS - A queda de um cabo isolante nas linhas de transmissão de responsabilidade da Eletronorte em São Luís foi a causa das interrupções do fornecimento de energia elétrica na manhã de sexta-feira,8, na Grande São Luís, por quase quatro horas. O problema ocorreu durante um serviço feita pela empresa Transmissão Maranhão 1, segundo a Equatorial Energia. A Transmissão Maranhão 1 informou que a energia foi restabelecida a partir das 12h33 de sexta.

Bairros da Região Metropolitana de São Luís e de cidades vizinhas, como Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses, ficaram sem energia, de acordo com a Equatorial Energia. Apenas estabelecimentos que possuem geradores conseguiram funcionar normalmente, mas alguns estabelecimentos, como lanchonetes, farmácias e bares, tiveram de trabalhar sem ar-condicionado e refrigeradores.

Semáforos das principais vias da capital maranhense também foram desligados, causando transtorno no trânsito. Em nota, a Secretária municipal de Trânsito e Transportes enfatizou a importância de atenção e cuidados de pedestres e motoristas.

A operação da secretaria contou com 80 agentes distribuídos em 30 viaturas e mais 20 motocicletas com o objetivo de organizar e disciplinar o trânsito para minimizar os problemas nas principais avenidas e cruzamentos da capital. As equipes permaneceram nas ruas até que o problema de energia elétrica foi normalizado.

Urbanitários

A queda da energia elétrica também gerou debates a respeito da privatização de companhias elétricas. O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU) se manifestou sobre a situação, declarando que o erro havia sido de empresa privada, porém a culpa estava recaindo sobre empresa pública.

“O STIU-MA apurou que o apagão em São Luís foi ocasionado pela queda de um cabo operado pela empresa privada EDP, caindo sobre a linha de transmissão da Eletronorte.

Mais uma vez, a responsabilidade do apagão é de uma empresa privada, mas cai erroneamente nas costas da Eletronorte, empresa pública cujos/as trabalhadores/as detém grande conhecimento técnico e compromisso social e, na verdade, socorre a população em situações como essa, a exemplo do que fez no Amapá”, foi destacado em nota.

Impacto

Em nota, a Equatorial Maranhão afirmou que a empresa "tomou as medidas para minimizar o impacto e contactou a Eletronorte, que está mobilizada para a solução do problema". Já a Eletronorte afirmou que "por volta das 08h25, ocorreu o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, causado pela queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I".

Também em nota, a empresa Transmissão Maranhão I explicou que a queda do cabo ocorreu "durante manobra na execução da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão".

"Numa travessia de cabos, houve desprendimento de um deles, tocando outras quatro linhas deste cruzamento. Como resultado, o dispositivo de proteção atuou conforme projetado, desligando as linhas e afetando temporariamente o fornecimento de energia à cidade de São Luís.

Em suas redes sociais, o governador em exercício,Carlos Brandão, informou ter entrado em contato com o ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque, a respeito da queda de energia elétrica na capital maranhense. De acordo com o Brandão, o ministro informou que até o início da tarde “tudo estaria solucionado”.

Notas

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

A Eletronorte se manifestou por volta das 10h, quando informou que o problema ocorreu durante obra da empresa Transmissão Maranhão I em ponto de transmissão para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I. Segundo nota, o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III foi causado pela queda de cabo isolante.

De acordo com a empresa Transmissão Maranhão I, o dispositivo de proteção atuou conforme projetado em casos de desprendimento de cabos, desligando as linhas e afetando temporariamente o fornecimento de energia à cidade de São Luís.

Posicionamento da Eletronorte

“A Eletronorte informa que por volta das 08h25, ocorreu o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, causado pela queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I. A equipe de linha da Eletronorte já está em campo isolando as linhas da Eletronorte e aguardando a retirada do cabo pela Transmissão Maranhão I para retornar com as linhas de transmissão de sua propriedade, o que deve acontecer ainda pela manhã.”

Posicionamento da Transmissão Maranhão I:

“A empresa Transmissão Maranhão I do Grupo EDP informa que o fornecimento de energia foi completamente restabelecido na cidade de São Luís às 12h33. Pela manhã, durante manobra na execução da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão, numa travessia de cabos, havia ocorrido o desprendimento de um deles, tocando outras quatro linhas deste cruzamento. Como resultado, o dispositivo de proteção atuou conforme projetado, desligando as linhas e afetando temporariamente o fornecimento de energia à cidade de São Luís. O problema já foi totalmente solucionado”

,

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.