Transporte

Ônibus: novas medidas do Município garantirão segurança sanitária

Superlotação e passageiros sem máscara são situações diárias; segundo a SMTT, transporte público é higienizado e se manterá sem ar-condicionado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Segundo a SMTT, ônibus têm higienização diária em garagens e terminais
Segundo a SMTT, ônibus têm higienização diária em garagens e terminais (higienização ônibus)

São Luís - A nova gestão municipal nas próximas semanas deve implementar novas medidas sanitárias para garantir mais segurança aos usuários do transporte público de São Luís e evitar a proliferação da Covid-19, mas, no momento, há ocorrência de ônibus superlotados e passageiros sem a máscara de proteção da face. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que até o último dia 7 havia 26.702 casos confirmados da Covid-19, somente na capital maranhense, com um total de 1.305 óbitos.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou ontem, por meio de nota, que mantém os serviços de higienização dos coletivos do sistema de transporte de São Luís. O trabalho de limpeza é realizado diariamente, dentro dos Terminais de Integração, nos intervalos das viagens, e nas garagens.

Ainda de acordo com a SMTT, os ônibus vão continuar circulando com o ar-condicionado desligado e as janelas abertas, para facilitar a entrada do ar, e novas medidas deverão ser implementadas pela nova gestão municipal com o objetivo de garantir mais segurança aos usuários do transporte público.

Irregularidades
Muitos passageiros sem máscara de proteção de rosto e a superlotação, principalmente, durante o horário de pico são possíveis vistos diariamente nos coletivos da Grande Ilha. A máscara e o uso de álcool em gel, segundo os profissionais da área de saúde, são de suma importância para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Francisca Josefa da Conceição, de 49 anos, sai de sua residência, no Maiobão, em Paço do Lumiar, logo no início da manhã, com destino a Avenida das Cajazeiras, no centro da capital, onde possui uma banca de vendas de doces e salgados. “Passo o álcool em gel nas mãos toda hora e não deixo de usar a máscara no rosto. Só que, quando entro no ônibus lotado, fico apavorada, com medo de pegar Covid-19”, disse.

Ela ainda contou que já foi em pé no ônibus de Paço do Lumiar até o centro de São Luís, com o coletivo lotado. “Eles falam para evitar aglomeração, mas, como iremos ao serviço, pois, durante o horário de pico os ônibus são lotados”, indagou José da Conceição.

Edna Silva, de 75 anos, disse que sentiu os sintomas da Covid-19 ainda no decorrer do primeiro semestre do ano passado, mas continua seguindo as normas sanitárias. Ao sair de casa, no bairro Liberdade, e antes de entrar em um coletivo sempre usa máscara de proteção facial e não deixa de passar em suas mãos e braços o álcool em gel.

A idosa também disse que tem presenciado, no decorrer dos últimos dois meses, muitas pessoas dentro dos ônibus sem usar a máscara. A maioria desses passageiros do sexo masculino e jovem. “A população deve ter a consciência que a pandemia ainda não acabou e o coronavírus continua infectando muita gente, então, devemos seguir as normas sanitárias”, comentou Edna Silva.

Antônio Cabral, de 52 anos, também contraiu coronavírus no ano passado, mas não deixou de usar a máscara e o álcool em gel. “Ando sempre de máscara e quando entro no ônibus, não deixo de passar o álcool em gel, mas encontro vários passageiros sem a máscara e vejo o transporte coletivo lotado”, afirmou.

Higienização
A cobradora Regina Cláudia, de 43 anos, ressaltou que os coletivos, que chegam ao Terminal de Integração da BR, são higienizados, inclusive, cobrador, motorista e passageiros são solicitados para descerem do veículo para a realização do trabalho.

O motorista de coletivo, Francisco Nascimento, de 52 anos, comentou que ao chegar à garagem da empresa onde trabalha, encontra o coletivo higienizado, e no decorrer das viagens ao longo do dia depara com alguns passageiros, principalmente jovens, sem a máscara de proteção. “Aqueles passageiros sem máscara, na maioria das vezes, chamo a atenção, mas, com uma certa cautela para não haver nenhum tipo de constrangimento”, frisou Francisco Nascimento.

SAIBA MAIS

Transporte coletivo durante o período da pandemia

  • Obrigatoriedade do uso de máscara
  • Evitar a superlotação
  • Ônibus higienizado
  • Uso do álcool em gel
  • Terminais higienizados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.