Trânsito

Infrações de trânsito aumentam 13% em 2020 na capital maranhense

Em um ano em que as pessoas ficaram mais tempo em casa por causa da pandemia, a quantidade de ocorrências no trânsito ainda foi elevada; infrações mais registradas em São Luís são de desrespeito à velocidade permitida

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Apesar das situações adversas com a pandemia, mais multas foram aplicadas, em São Luís
Apesar das situações adversas com a pandemia, mais multas foram aplicadas, em São Luís (agente de trânsito multa)

São Luís - Em um ano atípico, marcado pelo isolamento social e que, consequentemente, deixou São Luís mais vazia, e com menos veículos circulando pelas ruas, o número de infrações de trânsito ainda conseguiu superar o ano anterior. De acordo com o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o aumento registrado foi de 13%, em comparação com o ano de 2019, na capital. A ocorrência mais registrada em 2020, foi transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%, com 113.242 registros.

Segundo as estatísticas do Detran-MA, em 2019, foram contabilizadas 157.007 infrações de trânsito, levando em consideração todos os órgãos autuadores. Em 2020, o número total de registros foi de 178.092. O curioso, é que em 2020 o mundo lidou com o isolamento social, e até mesmo com o bloqueio total de atividades por alguns dias, como foi o caso da Grande São Luís, em maio de 2020. Nesse período, apenas carros de serviços essenciais e casos específicos, ou seja, menos carros circulando pela cidade, mas, ainda assim, o número de infrações se superou.

O Estado entrou em contato com o Detran-MA para obter mais informações sobre arrecadação de multas em 2020. Em nota, o órgão afirmou que toda arrecadação decorre de dispositivos legais.

"Se concretiza com o recolhimento pelo infrator em guia própria e a aplicação destes recursos é feita de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, inclusive no que tange ao repasse do Governo Federa", disse o Detran-MA.

Desrespeito de velocidade
Nos dois anos analisados, 2019 e 2020, a infração de desrespeito à velocidade máxima permitida em até 20%, foi a primeira colocada de forma disparada, somente em 2019, mais da metade das ocorrências totais do ano foram por esse motivo. E em 2020, o percentual foi de 63% do total de registros.

No caso específico de 2020, o desrespeito a velocidade máxima de 20% até 50% e de desrespeito a velocidade máxima acima de 50%, também tiveram destaque no resultado final. No total, essas infrações representaram 72% de ocorrências no ano, ou seja, 128.638 casos.

De acordo com o Instituto SOS Vida Pela Paz no Trânsito, em 2020, foram notificadas 910 mortes no trânsito (até outubro), e sabe-se que um dos principais motivos de acidentes é por desrespeito a velocidade.

Usuário do trânsito
O Estado
conversou com um usuário assíduo do trânsito ludovicense, o gerente de contas Pedro Silva de 24 anos. Com cinco anos de carteira, o jovem nunca foi multado. Para ele, dirigir em São Luís é uma tarefa difícil e que requer atenção.

“Dirigir no trânsito de São Luís remete muito ao ditado popular: andar sobre ovos, ou até andar equilibrando pratos. Você tem que dirigir não só por você, mas pelo motociclista, que sempre dirige acelerado, cortando os carros, pelos ônibus que muitas das vezes insistem em não permanecer nas suas faixas, pelos carros mal estacionados em ruas que não permitem estacionamento”, desabafou.

Outro ponto salientado por ele, é a grande quantidade de buracos nas ruas. “Eu, por exemplo, diversas vezes quase bati em moto ou carro, por tentar desviar de crateras pela cidade. Além disso, há uma tremenda falta de placas de aviso pelas vias, exemplo clássico é o da Quarto Centenário, que tem um quebra mola enorme mas não tem uma placa avisando. Já vi vários carros ‘voarem’ ali por não observarem a lombada, e o problema se agrava quando é a noite, pois em vários trechos não há iluminação no local”, frisou Pedro Silva.

NÚMEROS

178.092 é o número total de multas aplicadas em 2020, em São Luís
157.007 é o número total de multas aplicadas em 2019, em São Luís
13% foi o aumento no número de multas aplicadas de 2019 para 2020
113.242 multas por foi transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%, em 2020, em SL

SAIBA MAIS

10 infrações mais registradas em 2020

1- Transitar em velocidade superior a máxima permitida em ate 20%
2 - Transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% ate 50%
3 - Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização
4 - Deixar o condutor de usar o cinto segurança
5 - Transitar na faixa/pista da direita regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo
6 - Estacionar no passeio
7 - Não Registrar veículo em 30 dias, quando for transferir propriedade
8 - Dirigir veículo segurando telefone celular
9 - Avançar o sinal vermelho do semáforo – fiscalização eletrônica
10 - Dirigir veículo manuseando telefone celular

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.