Estado Maior

Acabou a trégua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Se no fim do ano passado, o senador Weverton Rocha (PDT) e o governador em exercício Carlos Brandão (Republicanos) decidiram baixar as armas e levar um clima de paz no grupo rachado do governador Flávio Dino (PCdoB), esta semana decidiram retomar a batalha antecipada de 2022.

O motivo é a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Cada um tem seu candidato na disputa pela presidência da entidade e
com a aproximação do dia da votação, decidiram agir de forma direta.

Brandão, na cadeira de governador e apoiando o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos) para a presidência da Famem, recebeu dezenas de
prefeitos nos dois primeiros dias que assumiu o governo interinamente. E assim continua.

Weverton Rocha autorizou Xavier a confrontar diretamente o governador em exercício durante entrevista ontem no Bom Dia Mirante. E o clima de guerra vai continuar até o próximo dia 14 quando acontecerá a eleição da Famem.

Calado
Na TV Mirante, Erlânio Xavier criticou Carlos Brandão acusando-o de usar o mandato para interferir na eleição da Famem.

Como de costume, Brandão calou-se diante da crítica. Nem seu candidato, Fábio Gentil (Republicanos), chegou a rebater as críticas do pedetista.

Para muitos aliados do governador em exercício, ele perde espaço deixando ser atacado e não reagindo à altura.

Homenagem
Tanto Fábio Gentil quanto Erlânio Xavier decidiram prestar homenagem a ex-prefeitos que faleceram ano passado devido a Covid-19.

Gentil homenageou o pai, Zé Gentil, colocando o nome dele em sua chapa, que tem como vice o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles (PL).

Xavier homenageou Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino. O pedetista colocou o nome do ex-prefeito em sua chapa que tem o prefeito de Pinheiro como vice, Luciano Genésio.

Ainda em formação
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), continua anunciando nome de membros do seu secretariado.

Ontem, o gestor anunciou o professor e turismólogo Saulo Santos para comandar a Secretaria Municipal de Turismo.

Braide é o primeiro prefeito da capital que assumiu a Prefeitura sem uma equipe de primeiro escalão completa.

Trabalho
A comissão de recesso da Câmara Municipal de São Luís se reuniu ontem para tratar de ações em áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Participaram da reunião os vereadores Osmar Filho (PDT), presidente da Casa, Batista Matos (Patriotas), Chico Carvalho (PSL), Marquinhos Silva (DEM), Raimundo Penha (PDT) e Marlon Botão (PSB).

A ideia dos vereadores é buscar pautas que possam contribuir com a população diante da pandemia do novo coronavírus.

Em baixa
Levantamento da Fiocruz aponta que o Maranhão é um dos estados do país que menos promoveu testagem em sua população contra a Covid-19.

A Nota Técnica da entidade referendou-se no saldo desde o início da pandemia no Brasil.

Por enquanto, o Governo do Maranhão não se manifestou sobre as razões para o índice baixo e tampouco se o estado possui vacinas já disponíveis.

DE OLHO

R$ 50MILHÕES É O VALOR reservado pelo governo do Maranhão para a compra de vacinas contra a Covid-19 e, mesmo com autorização do STF, a compra não foi realizada.

Sem vacina
No dia 17 do mês passado, o STF deu ganho de causa e permitiu ao Maranhão e a outros estados a aquisição de lotes da vacina contra a Covid-19 sem a autorização de órgãos de regulamentação.

Passado o prazo, até o momento, o governo não sinaliza com tal compra. Ainda espera até dia 15 uma posição do Governo Federal.

Enquanto isso, o secretário de Saúde, Carlos Lula, afirmou que o estado possui estoque de seringas suficiente para começar a vacinação.

E MAIS

• A prefeita de Timon, Dinair Veloso (PSB), usou suas redes sociais para negar qualquer possibilidade de ruptura entre ela e o grupo político dos "Leitoa"..

• Dinair seguiria para apoio ao vice-governador, Carlos Brandão, em 2022, enquanto Luciano Leitoa, ex-prefeito da cidade, seguiria na chapa de Weverton
Rocha.

• Segundo a prefeita de Timon, "ninguém irá abalar a unidade do grupo".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.