Dia da Gratidão

Buscar ser grato é ter mais tranquilidade e menos estresse

Hoje, 6 de janeiro é comemorado no Brasil, o Dia da Gratidão, o objetivo da data é valorizar a importância de agradecer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (Gratidão)

São Luís - A gratidão é um dos melhores sentimentos humanos, o hábito de agradecer faz com que as pessoas valorizem mais os acertos e foquem nos acontecimentos positivos do dia a dia. No dia 6 de janeiro é comemorado no Brasil, o Dia da Gratidão, o objetivo da data é valorizar a importância de ser grato.

Ainda estamos vivendo tempos difíceis, a pandemia do novo coronavírus continua trazendo tristeza para muitas famílias, mas mesmo assim a gratidão por sobreviver ao vírus consegue ressignificar a vida das pessoas.

Raimundo Nonato, tem 63 anos, é autônomo, tem problemas no coração e diabetes. Pegou Covid em maio e ficou hospitalizado. Segundo ele, a gratidão ajudou a superar as dificuldades da doença.

“Minha oxigenação baixou muito, foi aí que fiquei com medo, minha respiração também não estava boa. Quando fui ao hospital o médico logo recomendou a internação, fiquei lá por dez dias. Tinha dificuldade de andar da cama até o banheiro. Quando eu comecei a melhorar, agradeci muito a Deus e a equipe de saúde que cuidou de mim no hospital. Isso me ajudou muito a ter perspectiva e vontade de ficar bom e voltar para casa”, diz Raimundo.

Para o psicólogo do Hapvida Saúde, Othon Júnior, nos dias de hoje a gratidão tem sido banalizada. "É muito comum encontrar "#gratidao" nos finais de postagens nas redes sociais. Há uma tendência a um esvaziamento do significado real da palavra gratidão".

A gratidão é uma intenção ativa de reconhecer o que acontece e o que aconteceu de bom na vida de uma pessoa. Segundo o psicólogo a gratidão fortalece, tranquiliza a alma e ajuda a aliviar o estresse.

"Exercer a gratidão pode ser um ato diário e uma busca ativa que extrapola tão somente um sentimento passivo quando um acontecimento positivo se faz presente. Buscar a gratidão é ter mais tranquilidade e menos estresse", explica Othon.

Nesse período de pandemia é importante para o processo de superação de dificuldades trazer à memória momentos bons, de superação, de fortalecimento que já aconteceram.

"E a busca ativa é fundamental para ampliar a percepção, retirar uma situação trágica acerca da pandemia e abrir novas possibilidades de atitude, de posicionamento e de enfrentamento para uma situação tão desafiadora quanto tem sido a da pandemia" orienta o psicólogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.