Publicação

Brincadeiras populares em e-book

Obra é fruto de trabalho de pesquisa da professora Cláudia Maria da Silva Vieira e resgata as brincadeiras infantis tradicionais como a amarelinha e cabo de guerra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Capa do livro “Brincadeiras Populares: Um Resgate da Cultura do Brincar”
Capa do livro “Brincadeiras Populares: Um Resgate da Cultura do Brincar” (capa livro brincadeiras)

São Luís - O livro digital intitulado “Brincadeiras Populares: Um Resgate da Cultura do Brincar”, organizado pela professora de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras, Cláudia Maria da Silva Vieira, faz o resgate das brincadeiras populares. O livro é ilustrado por duas ex-alunas Kariane Moura, também escritora, e Luana Martins e traz brincadeiras como pião, pipa, amarelinha, cabo de guerra, entre outras.

A publicação surgiu a partir de um conteúdo presente no plano de ensino da disciplina Educação Física, denominado de brincadeiras de criança. Deste modo, a professora Cláudia Vieira pensou em um método de desenvolvimento do conteúdo que fosse significativo para os alunos, e não somente aplicado na forma prática de jogos e brincadeiras, mas por meio de pesquisa e vivência.

A autora explica que o conteúdo descrito nas páginas do livro é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido a partir do tratamento dado ao conteúdo curricular intitulado de “brincadeiras de criança, com foco nas brincadeiras tradicionais”. As brincadeiras presentes nesta obra fazem parte do acervo da cultura das brincadeiras populares conhecidas no Brasil, mas trazem em si as características próprias da região.

“Mais do que um conteúdo, mais do que uma aula de educação física escolar apenas, este trabalho traz um resgate das brincadeiras que fazem parte da cultura da humanidade e faz um registro de um modo de vivenciar o lúdico que vem se perdendo em detrimento dos modelos de espaços urbanos, da violência e do avanço tecnológico”, destacou a professora Cláudia Vieira.

Autora
Cláudia Maria da Silva Vieira possui mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí, é especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais e graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, ambos pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras, onde atua na área de sua formação e como coordenadora e coreógrafa do Grupo de Dança do IFMA Campus Pedreiras.

Além de experiências no ensino superior, Cláudia Vieira atuou por mais de dez anos com dança escolar e dança folclórica, bem como em projetos para o público da terceira idade. l

Serviço
O quê Livro digital “Brincadeiras Populares: Um Resgate da Cultura do Brincar”

Onde

No endereço
https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/LIVRO-OFICIAL-BRINCADEIRAS-POPULARES.pdf

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.