Coletiva

Representação cultural e artística em mostra

Exposição coletiva "Identidades", em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes, reúne fotografias, cerâmicas, esculturas e pinturas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Obras que compõem a exposição coletiva "Identidades"
Obras que compõem a exposição coletiva "Identidades" (exposição MPE)

São Luís - Fica em cartaz até o dia 29 deste mês, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria-Geral de Justiça (Calhau), a exposição coletiva “Identidades”. A mostra reúne obras em variados suportes e linguagens, buscando construir um painel representativo da diversidade cultural e artística de origem indígena e afro-maranhense.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a exposição “Identidades” só pode ser visitada mediante agendamento pelo e-mail centrocultural@mpma.mp.br ou pelos telefones 3219 1997 ou 3219 1998.

A parte da exposição fotográfica que retrata o dia a dia dos quilombos Alto Bonito, Condurú, Cutias, Oriente, Santo Antônio e Tibiri, todos na região do município de Penalva, foi montada com fotos cedidas por Roberto Sobrinho e Jasf Andrade.

Já as fotografias em tribos das etnias Awá, Canela, Guajá, Guajajara, Ka’apor e Tentehar foram cedidas pelo Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (Cphanama), sob curadoria de João Damasceno Figueiredo Júnior.

A exposição também traz obras dos ceramistas Nilma Teresa Alves, Vanusa Moraes Ribeiro e Vitória Rodrigues, da Associação Comunitária de Amigos do Estaleiro Escola (Tamancão) e esculturas de Ângela Ferreira, Izabel Matos e Jean Charles. Um conjunto de peças de artesanato indígena maranhense de várias etnias, disponibilizado pelo Cphanama, complementa a mostra.

Pinturas
Também estão em exposição no Espaço de Artes Márcia Sandes quadros da artista plástica Cláudia Sopas, que utiliza a técnica de encáustica.
Esse tipo de pintura surgiu na Grécia e é uma das mais antigas técnicas existentes. Consiste na mistura da cor em pó com cera, aquecida e derretida. Posteriormente, o pigmento é aplicado à superfície.

Sobre a temática da exposição, a curadora Dulce Serra aponta: “as diferenças sociais foram agravadas durante a pandemia. Indígenas e negros são os que mais sofreram e a gente contextualiza isso na exposição”, diz ela que assina a curadoria da mostra ao lado de Francisco Colombo. l

Serviço
O quê Exposição “Identidades”

Quando Até o dia 29 deste mês

Onde Espaço de Artes Márcia Sandes (Calhau)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.