Missa Mundial da Paz

Igrejas celebram o Dia Mundial da Paz em São Luís e no mundo

Celebrações relembraram, também, a importância de Maria Mãe de Deus para a humanidade; no vaticano, o papa Francisco também celebrou missa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Missa foi celebrada na Igreja de São João Batista, no Centro de São Luís
Missa foi celebrada na Igreja de São João Batista, no Centro de São Luís (DIA MUNDIAL DA PAZ )

SÃO LUÍS - As igrejas católicas de São Luís celebraram, no dia 31 de dezembro e ontem, missas em homenagem ao Dia Mundial da Paz. A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz, inicialmente chamada simplesmente de "Dia da Paz", é comemorada em 1° de janeiro, tendo sido criada pelo papa Paulo VI, em 1967. Uma das celebrações aconteceu na Igreja de São João Batista, no centro de São Luís.

Segundo Lourival Godinho, membro da equipe de Comunicação da Igreja de São João Batista, foi um dia solene para a Igreja Católica. “É quando celebramos Maria enquanto mãe de Deus e mãe da humanidade”, explicou ele, informando que a missa foi rezada pelo padre Leonardo Hellmman.

O papa Francisco também celebrou missa no Vaticano, conduzindo a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz, da Biblioteca do Palácio Apostólico. Ele disse que o olhar assegurador e consolador da Virgem Santa é um encorajamento para fazer de modo que este tempo, que dado pelo Senhor, seja gasto para o crescimento humano e espiritual.

"Que seja um tempo para remover os ódios e as divisões, e existem muitas, que seja um tempo para sentir que somos todos mais irmãos e irmãs, que seja um tempo para construir e não para destruir, cuidando uns dos outros e da criação. Um tempo para fazer crescer, um tempo de paz”, disse.

Cuidado ao próximo

O Pontífice falou sobre a pandemia do novo coronavírus. “É propriamente ao cuidado do próximo e da criação que é dedicado o tema do Dia Mundial da Paz, que hoje celebramos: a cultura do cuidado como percurso de paz. Os dolorosos acontecimentos que marcaram o caminho da humanidade no ano transcorrido, especialmente a pandemia, nos ensinam como é necessário interessar-se pelos problemas dos outros e compartilhar suas preocupações”.

Ele ressaltou também o ressurgimento de várias formas de "nacionalismo, racismo, xenofobia e também guerras e conflito”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.