Opinião

Conselhos aos novos prefeitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Eu havia pensado, neste final de ano, escrever um texto dedicado aos novos gestores municipais do Maranhão, que assumiram o comando de centenas de cidades.

Ao término deste 2020, diga-se de passagem, adverso e dramático, resultado de uma infeliz pandemia, de malefícios cruéis e repercussões negativas na vida de populações de países ricos e pobres, era meu desejo, com a experiência jornalística de quem acompanha, desde os anos sessenta do século passado, atos ocorridos na vida política e administrativa do Maranhão, transmitir aos prefeitos recentemente eleitos, conselhos e advertências de como devem proceder à frente dos municípios que vão administrar.

Seriam palavras para não incorrerem, como os antecessores, em práticas ruinosas e lesivas aos interesses das comunidades e dos eleitores que votaram e acreditaram em palavras e promessas, proferidas nos palanques ao longo da campanha eleitoral.

Não deixariam de ser, também, avisos para não procederem em desacordo com as leis que regem o País, os Estados e Municípios, as quais registram e orientam a respeito dos caminhos burocráticos, dos regulamentos administrativos e contábeis, que os nortearão para não correrem o risco de posteriormente serem penalizados por infringirem os aparatos legais, a moral e os bons costumes e ainda ficarem sujeitos aos rigores dos órgãos que cuidam da fiscalização e da aplicação dos recursos públicos.

Quando imaginava, repito, redigir um texto jornalístico com esse conteúdo, eis que, tomo conhecimento da mensagem da autoria do deputado Gastão Vieira, divulgada pelas redes sociais, que, com a sua competência, inteligência e preparo político e administrativo, tornou público o sentimento e o pensamento sobre o que devem fazer os bem-sucedidos nas recentes eleições.

Com o título de “Conselhos aos Novos Prefeitos”, reproduzo, com a permissão do autor, o que deve fazer um gestor municipal para chegar ao fim do mandato com a consciência tranquila pela realização de uma eficiente administração, bem como não ser taxado de desonesto e, pelo resto da vida, responder a processos judiciais e implacáveis auditorias.

A mensagem de Gastão Vieira

“Em quatro anos, o prefeito vai perder muito tempo à procura de uma inovação que funcione. Por isso não tenha medo, conheça programas que deram certo, copiem e adaptem à realidade.

“Quando Secretário de Educação, copiei e adaptei os projetos mais inovadores que pude conhecer em todo o País: Escola Ativa, Matrícula Bem Fácil, Professor Presente, Dinheiro Direto na Escola e outros, que tiveram bastante êxito.

“Então, senhores prefeitos, estabeleçam prioridades, comecem fazendo o básico: infraestrutura, educação, saúde, transporte e outras prioridades.

“Na pressa de resolver problemas individuais e imediatos dos cidadãos, a tendência é criar ações de atenções aos mais necessitados. Deixar o básico de lado prejudica os mais pobres.

“A prefeitura pode ser grande parceira e executora das políticas compartilhadas com a União e o Governo do Estado.

“Por exemplo, cabe aos municípios registrar as famílias no Cadastro Único de Políticas Sociais, que permite o pagamento do Bolsa Família e dos demais programas sociais.

“No Maranhão, mais de um milhão de famílias dependem do Bolsa Família e quase 600 mil casas não recebem o benefício social das contas de luz.

“A Equatorial tem um cadastro completo desses benefícios, basta trabalhar em parceria.

“Para não perder tempo com a burocracia exagerada, digitalize e integre as informações de arrecadação, orçamento, gastos e controle. Quem tem as informações em mãos, administra melhor, ganha tempo e evita punições futuras.

“Não é verdade que os municípios vivem de pires nas mãos. Nossas cidades se destacam por terem grande participação na receita.

“Município quebrado no Brasil só se vê no Maranhão, por causa da má gestão e não por falta de recursos. Gaste tempo trabalhando no seu município e menos tempo reclamando de Brasília.

“Por fim, passada a euforia da vitória, é hora de trabalhar muito e com honestidade e competência para honrar cada voto recebido”.

Quincas, o comunicador

Foi uma bomba o anúncio de Joaquim Haickell, para chefiar a Secretaria de Comunicação Social, da Prefeitura de São Luís.

O convite surpreendeu o próprio convidado, que não esperava ter sob seu comando uma secretaria que com ela não sonhava.

Ao convidá-lo para assumir tal cargo, o novo prefeito pensou em ter perto de si um conselheiro político, um cara polivalente e bem relacionado na comunidade maranhense.

O mesmo salário

Eduardo Braide assumiu as rédeas da prefeitura de São Luís, sem que o seu salário, como é de costume, fosse reajustado pela Câmara de Vereadores.

À falta desse procedimento, Braide terá de se contentar com o salário que o ex-prefeito Edvaldo Holanda Junior recebia dos cofres municipais.

A deputada Roseana

Rigorosamente certo: Roseana Sarney foi convencida por familiares e amigos para disputar as eleições de 2022 e retornar à atividade política.

Ela disputará o pleito concorrendo ao cargo que começou a sua brilhante carreira política: deputada federal.

Depois de eleita para o Congresso Nacional, aí, sim, pensará em cargos políticos mais relevantes.

Revisão constitucional

As novas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado Federal, a serem eleitas brevemente, deveriam pensar numa revisão constitucional.

Eu penso do mesmo modo do historiador Capistrano de Abreu, ou seja, de que a nova Constituição brasileira só deveria ter dois artigos.

Primeiro: Todo brasileiro deve ter vergonha na cara. Segundo: Revogam-se as disposições em contrário.

Presença obrigatória

Nas centenas inaugurações de obras realizadas em São Luís, notava-se, ao contrário do visto em eventos passados, a ausência de claques e puxa-sacos.

Edivaldo, como bom marido, nessas ocasiões, só não abria mão de ter ao seu lado uma pessoa: a esposa Camila.

Cachimbo da paz

Nas agendas do governador Flávio Dino e do prefeito Eduardo Braide já estão marcadas um importante encontro.

O ato se realizará tão logo o governador retorne do recesso, que usufruirá apenas com os familiares.

Nesse encontro, Dino e Braide fumarão o cachimbo da paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.