Estado Maior

Certeiro

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17


Foi das mais acertadas dentre todas as decisões a respeito da montagem do seu secretariado, a escolha, pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), da sua vice-prefeita, Esmênia Miranda, para ocupar o cargo de secretária municipal de Educação.

O anúncio foi feito pelo novo gestor da capital na quinta-feira, 31, horas antes da virada.

Esmênia é Policial Militar e educadora. Filiada ao PSD, ela tem 38 anos e é natural de Bacabal. Antes da eleição, ensinava História no Colégio Militar.

Além das qualificações para o posto, a escolha da vice como secretária é uma mostra concreta da aplicação prática do discurso que o próprio Braide adotou na campanha.

Ao anunciar a educadora e PM como sua companheira de chapa, o então candidato a prefeito pelo Podemos chegou a sofrer críticas. Segundo alguns opositores, ele estaria apenas “jogando para a plateia” ao anunciar ao seu lado uma mulher, negra e de origem humilde.

Durante a campanha, não raras vezes foi acusado de “esquecer” da sua companheira.

Ao conceder a Esmênia posto tão destacado na gestão, no entanto, Braide mostra que efetivamente confia na sua aliada, que nunca a quis apenas como uma espécie de troféu para exibir à militância e que efetivamente pratica o que prega.

Foi certeiro…


Mais nomes I

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou na sexta-feira, 1°, mais nomes de secretários que comporão sua equipe.

Foram informados os titulares da Controladoria Geral do Município; das Secretarias de Administração; de Trânsito e Transportes; e de Segurança Alimentar.

- Liliane Guterres será a controladora-geral do Município; Flávio Olímpio será o secretário de Administração; Cláudio Ribeiro será o secretário de Trânsito e Transportes; Junior Vieira assumirá a Secretaria de Segurança Alimentar -, informou Braide.


Mais nomes II

Um dia antes, Braide já havia anunciado outros três nomes que comporão sua equipe de secretários.

O novo gestor da capital confirmou Márcio Andrade, presidente estadual do Podemos, na Secretaria de Assuntos Políticos.

Além disso, foram anunciados André Campos, do MDB, como titular da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano; e o ex-vereador Pavão Filho, do PDT, como secretário de Governança Solidária e Orçamento Participativo.


Mais nomes III

Pouco antes de tomar posse como prefeito, Braide confirmou outros dois nomes da sua equipe.

Liviomar Macatrão na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); e Karla Lima na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Todos os novos auxiliares devem tomar posse em cerimônia conjunta na própria Prefeitura Municipal.


Contemplados

A formação do secretariado do prefeito Eduardo Braide (Podemos) contemplou pelo menos duas importantes demandas do PDT e do DEM.

Ambos os partidos estiveram na base de apoio ao novo prefeito no 2º turno da eleição de novembro do ano passado.

Mas viram os vereadores Pavão Filho e Ricardo Diniz não conseguirem suas reeleições. Os dois, agora, fazem parte da equipe do novo gestor.


Clima quente

O clima esquentou na sexta-feira, 1º, em Açailândia, durante a realização de sessão solene para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Disputavam a presidência os vereadores Feliberg Sousa e Josibeliano Farias. O primeiro venceu com 9 votos, um a mais que o segundo.

Depois de proclamado o resultado, no entanto, houve bate-boca e agressões, verbais e físicas. Uma vergonha.

De olho

R$ 3,5 bilhões é o total do orçamento à disposição, em 2021, para a gestão do novo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).


Silenciosos?

O Governo do Maranhão e alguns aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) anunciaram nas redes sociais que a queima de fogos da virada seria silenciosa.

O deputado estadual Yglesio Moyses (Pros), no entanto, afirma que a promessa não saiu do papel, afetando crianças autistas e animais.

- Uma vergonha esses fogos “sem estampido” que se comprometeram a soltar. Barulho absurdo do mesmíssimo jeito. Lamento muito pelas crianças com transtorno do espectro autista e os animais -, escreveu Yglesio.


E mais

Em Caxias, membros da mesma família agora comandam a Prefeitura e a Câmara; o prefeito, Fábio Gentil, é primo do presidente do Legislativo, Teodulo Aragão.

A disputa pelo comando da Câmara opôs, mais uma vez, os familiares e aliados Luciano Leitoa, ex-prefeito, e o deputado Rafael Leitoa.

O petista Márcio Jardim está de volta a Maricá, onde já foi representante do município em Brasília; agora é secretário de Comunicação da gestão Fabiano Horta.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.