Cinema

Audiovisual como processo solitário

Cineasta Frederico Machado prepara "Solo", filme que traz nova proposta de realização e exibição inspirado no isolamento social

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Cineasta prepara projeto para 2021
Cineasta prepara projeto para 2021 (frederico machado)

São Luís - O cineasta Frederico Machado prepara alguns projetos novos para o ano de 2021. Um deles é o filme “Solo”, que será realizado semanalmente e disponibilizado para o público em redes sociais. A ideia é finalizar o projeto como longa-metragem no fim do próximo ano.

Segundo Frederico Machado, em cada semana de 2021 será colocado um plano sequência, com cada episódio (plano sequência) terá entre 2 e 8 minutos, podendo ter atores e atrizes convidados.

O cineasta adianta que o projeto será um misto de documentário e ficção e resultará em um experimento de cinema. “’Solo’ será um experimento cinematográfico. Um filme composto por planos sequências tendo como mote pensamentos e situações a serem revelados durante esse próximo ano. É o meu trabalho de pesquisa e linguagem cinematográfica permanente”, destaca Frederico Machado.

Ele ressalta ainda que, como o próprio nome do projeto revela, toda a concepção de som, fotografia, roteiro, montagem, produção e direção será de Frederico Machado. “Apenas alguns atores serão convidados para moldar o projeto”, ressalta o cineasta.

Ele conta que a inspiração para o projeto surgiu da ansiedade por fazer e criar algo mesmo nesse período da pandemia. “Também da relação que tenho e tive com as pessoas do meu meio nesses últimos anos. Também uma forma de distribuição alternativa de audiovisual”, pondera Frederico Machado.

Projeto
Mantendo segredo sobre o roteiro, ele revela que será algo experimental e que não pode adiantar muito. “Será uma relação permanente entre espaço e tempo, entre os indivíduos e o coletivo, entre a vida e a morte. O filme terá uma carga de fantasmagoria, que é justamente o que estamos vivendo nesse tempo”, sintetiza.

Sobre a exibição, ele conta que inicialmente será feito pelo canal do Facebook do projeto. “Acredito que possa ser uma nova forma de criar e exibir produtos audiovisuais. Que estão se tornando quase livros ou músicas, realizado por poucas pessoas para um nicho: pessoas que se interessam pelos caminhos da arte e seus desdobramentos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.