Estado Maior

Tecnocracia

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Para surpresa de muito poucas pessoas, o prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) - que toma posse na manha desta sexta-feira, 1º - manteve a coerência na montagem do seu secretariado, e garantiu a escolha de uma equipe eminentemente técnica para lhe auxiliar pelos próximos quatro anos.

Braide elegeu-se com o apoio de proeminentes lideranças políticas do Maranhão.

Teve ao seu lado, desde o início do projeto, por exemplo, o senador Roberto Rocha (PSDB) e os deputados federais Edilázio Júnior (PSD) e Aluisio Mendes (PSC).

Logo no início da campanha, garantiu o apoio do PV, comandado no Maranhão pelo deputado estadual Adriano Sarney.

No 2º turno, angariou, ainda, as adesões do PDT e do DEM, com o senador Weverton Rocha (PDT), e o deputado estadual Neto Evangelista (DEM) à frente das conversas.

Mesmo assim, o que se viu na montagem do governo Braide foi a predileção por nomes técnicos. Alguns mais conhecidos, outros nem tanto. Mas, mesmo nestes casos, houve a escolha de personagens respeitados em suas áreas por suas destacadas atuações anteriores.

E isso, talvez, explique o porquê de haverem ocorrido tão poucas críticas à formatação do novo governo municipal.


Inconstitucional?

É possível que o debate sobre “farra de capelães” deixe de ocorrer apenas na arena eleitoral e comece a ser travado na arena comum.

Há expectativa de que uma ação direta de inconstitucionalidade seja protocolada contra leis do Maranhão que permitiram ao estado nomear capelães sem concurso público.

O tema deve voltar a render ainda na primeira quinzena de janeiro.


Falando nisso…

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão deve retomar em janeiro o julgamento de alguns detalhes da ação contra Flávio Dino (PCdoB) na mesma “farra de capelães”.

A Corte Eleitoral ainda está de recesso, e retorna aos trabalhos no dia 6 de janeiro.

Depois disso, devem ser colocados em pauta os embargos de declaração interpostos pela coligação “Maranhão Quer Mais” após rejeição de uma ação de investigação judicial eleitoral.


Nova rede

Depois de se aventurar (e fazer sucesso) no Instagram - com publicações não apenas políticas, mas também pessoais - a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aderiu a uma nova rede social.

Agora, mantém ativo também um perfil no Twitter, plataforma que se notabilizou por debates eminentemente políticos.

Ela abriu a conta no dia 7 de dezembro, mas havia feito apenas duas postagens. Já no dia 29 de dezembro, emitiu opinião após ataque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Mimetismo

O governador Flávio Dino (PCdoB) decidiu imitar a prática de Eduardo Braide (Podemos) ao anunciar uma reforma administrativa na sua gestão.

O prefeito eleito de São Luís, como se sabe, vinha divulgado os nomes dos seus secretários a conta-gotas, desde a segunda quinzena de dezembro.

Pois na quarta-feira, 30, o comunista declarou que revelaria apenas algumas das mudanças na sua equipe e que o “processo de ajustes irá se estender pelos próximos 30 dias”.

Novos auxiliares

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou nesta quinta-feira (31), os titulares das Secretarias Municipais de Saúde; Desportos e Lazer; e de Cultura.

“O médico Joel Nunes Júnior será o titular da Secretaria de Saúde (SEMUS); o professor e administrador Ricardo Diniz assumirá a SEMDEL; o cantor e compositor Marco Duailibe será o secretário de Cultura”, oficializou Braide.

Vaga

Novamente beneficiado com uma vaga na Câmara Federal – em virtuda da minirreforma administrativa promovida pelo governador Flávio Dino (PCdoB) – o suplente de deputado federal Gastão Vieira (Pros) comentou a volta a Brasília em momento importante para o país.

Nas redes, ele fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro e disse que seguirá lutando ao lado de Dino.

- Volto a ajudar a luta do governador pelo desenvolvimento do Maranhão, defender suas iniciativas e atitudes.

De olho

R$ 542,2 milhões foi quanto o Maranhão arrecadou de ICMS no mês de dezembro de 2020 (até o dia 30); o valor é R$ 10 milhões maior que o do mês de janeiro, antes da panedmia.

Fiel escudeiro

Com o retorno do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) ao governo em 2021 – será secretário das Cidades -, Flávio Dino terá mais liberdade para atuar politicamente de olho numa possível candidatura ao Senado em 2022.

Jerry foi o mais fiel escudeiro de Dino no seu primeiro governo, e é, até hoje, homem de confiança e conselheiro político do chefe do Executivo estadual.

Terá papel estratégico na gestão nas ausências do comunista.


E mais

Após criticar Jair Bolsonaro em virtude de ataque a Dilma Rousseff (PT), a ex-governadora mandou um novo recado nas redes: - Não sou comunista -, alertou.

Ela emendou esclarecendo que não é contra o presidente, mas especificamente contra o posicionamento dele em relação à ex-presidente.

As recentes mudanças promovidas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no seu governo – com a nomeação de novos secretários alçaram Leandro Bello à virtual 1ª suplência da Câmara dos Deputados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.