Ano Novo

Festa de Iemanjá, hoje no Olho d'Água, respeitará protocolos sanitários

Evento que invadia a madrugada do dia 1º, será realizado em horário reduzido, das 21h à meia-noite, e com público bem menor

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(festa de iemanja no Olho dAgua)

São Luís - A Festa de Iemanjá, tradicional no calendário festivo da cidade nesse período, mais uma vez ocorre hoje, 31, na Praia do Olho d'Água, nesta virada de ano. Contudo, em respeito ao protocolo de segurança da Covid-19, a edição de 2020 passará por adaptações que não tirarão o brilho da celebração.

O evento que costumava iniciar na noite de 31 e invadir a madrugada, até o amanhecer, nas areias da praia com a participação de amplo público, será realizado em horário reduzido, das 21h à meia-noite, na área externa da residência do vereador Astro de Ogum, patrono da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão (Fucabma). A festa contará com a colaboração de 30 mães e pais-de-santo e respectivos filhos e filhas-de-santo, respeitados os limites de até 5 acompanhantes, todos orientados a usar máscaras e álcool gel.

Após as primeiras horas de cânticos, dança e toques de tambor em saudação aos orixás e encantaria, nos primeiros minutos de 2021 a comitiva fará a entrega das oferendas de flores e perfumes no mar, sendo o ritual finalizado logo em seguida.

Outra parte dos adeptos fará os seus rituais na segurança e intimidade de seus próprios terreiros e lares.

Outra novidade dessa edição será a transmissão da festa ao vivo pela internet. Esta foi a estratégia encontrada para ampliar o alcance e aproximar o público de uma celebração bastante popular e de grande importância cultural e religiosa para a nossa cidade. Quem quiser acompanhar o rufar dos tambores, basta acessar o canal Boi de Maracanã Oficial, parceiro na realização do projeto, no YouTube: https://youtube.com/channel/UCRv5yjQtavaMU0mkvvXIBYQ

Ainda que em feição mais modesta, a ideia é que festa homenageie à Rainha do Mar em sinal de agradecimento pelo ano que se encerra. Obviamente, com fervorosas fé e devoção, na oportunidade não serão economizados os pedidos de paz, saúde e prosperidade para toda a população mundial seja no interior das suas casas, pelas telas dos celulares ou na beira do mar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.